Os ministros do Turismo das maiores economias do mundo, reunidos no G20, estão a debater, em Belém, no Brasil, a criação de uma plataforma para partilhar as melhores práticas no setor do turismo.
O encontro, que tem lugar na cidade amazónica de Belém, faz parte da presidência brasileira do G20 e visa alcançar um consenso sobre um documento que será apresentado na cimeira de chefes de Estado e de Governo, marcada para novembro no Rio de Janeiro.
Segundo Heitor Kadri, presidente do grupo de trabalho do turismo, a plataforma de boas práticas “vai albergar os melhores projetos nacionais e internacionais em sustentabilidade, ecoturismo e turismo verde”. A iniciativa pretende promover exemplos de sucesso que possam ser replicados em diferentes partes do mundo.
O debate também abordará temas como o financiamento de projetos turísticos internacionais, a melhoria da formação profissional e a sustentabilidade do setor em todas as suas vertentes.
O secretário de Estado do Turismo de Portugal, Pedro Machado, participa nas reuniões, reforçando a presença portuguesa no cenário internacional do turismo.
O G20 é composto pelas principais economias do mundo, incluindo os Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, Índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia, além da União Europeia e União Africana.
O Brasil, na presidência do G20 desde 01 de dezembro de 2023, convidou Portugal, Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura como observadores, assim como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Entre as principais prioridades da presidência brasileira no G20 destacam-se o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global. LUSA