Início noticias Alerta Portugal: Alterações climáticas ameaçam o turismo em Espanha

Alerta Portugal: Alterações climáticas ameaçam o turismo em Espanha

0

As alterações climáticas estão a ter um impacto crescente sobre o turismo em Espanha, particularmente nas regiões costeiras do Mediterrâneo e nas Ilhas Baleares, de acordo com um estudo recente da BBVA Research.

À medida que as temperaturas globais aumentam, destinos populares de sol e praia podem enfrentar uma significativa redução da procura turística durante os meses de verão. A previsão é de que, até ao final do século, o número de visitantes nestas áreas possa diminuir em cerca de 27%, especialmente nos meses mais quentes, sob um cenário de fortes emissões de gases com efeito de estufa.

O estudo destaca que o aumento extremo das temperaturas pode desencorajar os turistas a visitarem as tradicionais zonas de praia durante o verão, deslocando a procura para o outono e a primavera, ou até para outras regiões com climas mais amenos. As províncias do norte de Espanha, como as Astúrias, poderão beneficiar desta mudança, com um potencial aumento da procura turística, em particular para turismo de natureza. A análise sugere um aumento de até 7% na procura por essas regiões, impulsionado pela maior atratividade climática fora do pico de verão.

Além do impacto direto nas regiões costeiras, o estudo sublinha a importância de medidas de adaptação, como a diversificação da oferta turística e o investimento em infraestruturas mais sustentáveis, para garantir a resiliência do setor. Este fenómeno pode trazer oportunidades para o desenvolvimento de um turismo menos sazonal, com a primavera a emergir como uma estação cada vez mais favorável para as viagens.

Com o turismo a representar uma parte significativa da economia espanhola – cerca de 11,6% do PIB em 2022 –, as alterações climáticas colocam sérios desafios ao setor. As mudanças na procura obrigam a uma reflexão urgente sobre estratégias de adaptação, tanto por parte dos agentes públicos como privados, de forma a minimizar as perdas económicas e explorar novas oportunidades.

Apesar do foco do estudo na Espanha, este fenómeno é sintomático de uma tendência global, afetando países com economias fortemente dependentes do turismo e obrigando a uma ação concertada para mitigar os efeitos das alterações climáticas sobre um dos setores mais importantes da economia europeia.