A Conferência CAI 2024, que ocorrerá de 26 a 28 de setembro no Funchal, será um marco significativo para a recém-formalizada Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia. O evento, que comemora os 30 anos da marca Cruise Atlantic Islands (CAI), reunirá cerca de 80 especialistas nacionais e internacionais, com o objetivo de discutir o futuro dos cruzeiros nas ilhas da região.
“Como marca coletiva, a CAI já tem três décadas de existência. Esta conferência celebra esse aniversário, ao mesmo tempo que promove uma reflexão sobre o nosso futuro, num momento em que formalizamos a CAI como uma entidade jurídica com sede nas Canárias”, explicou Paula Cabaço, presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), entidade promotora do evento.
A CAI, criada em 1994 pela cooperação entre os portos da Madeira e das Canárias, foi expandida em 2006 com a adesão de Cabo Verde e, mais recentemente, em 2023, com a entrada dos Açores. Atualmente, a CAI representa um mercado de 3,3 milhões de turistas, destacando-se pela singularidade e complementaridade das ilhas atlânticas da Macaronésia.
“A formalização da CAI como associação fortalece nosso posicionamento no setor global de turismo de cruzeiros, permitindo-nos enfrentar os desafios com maior capacidade e diálogo com instituições europeias”, destacou Paula Cabaço. A presidente enfatizou ainda a importância da sustentabilidade e inovação tecnológica no setor, mencionando projetos em curso nos portos da Madeira, como a instalação de sistemas de fornecimento de energia em terra (OPS), que permitirá aos navios atracados desligarem os motores e se conectarem à rede elétrica, reduzindo as emissões poluentes.
O evento terá início no dia 26 de setembro com uma ação ambiental no Parque Ecológico do Funchal, seguida de um Welcome Cocktail. Nos dias seguintes, os trabalhos ocorrerão na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, único município português membro da CLIA (Cruise Lines International Association). O encerramento, no dia 28, contará com uma FAM Trip ao Norte da ilha, destinada a convidados e imprensa.