Os portugueses destacam-se como os europeus que mais valorizam as viagens para destinos de sonho e as experiências gastronómicas, segundo o estudo Experience Economy da Mastercard, que analisou os gastos em experiências em 24 países europeus. Para 73% dos inquiridos, viajar para um destino de sonho é a experiência mais desejada, seguida de uma boa refeição num restaurante familiar, apreciada por 72%. Estes dados reforçam o papel central que tanto as viagens quanto a gastronomia desempenham na vida e cultura dos portugueses.
A gastronomia em Portugal vai além da simples alimentação. Através da comida, os portugueses celebram tradições, reforçam laços familiares e comunitários e desfrutam da riqueza e diversidade dos pratos regionais. Segundo o estudo, a percentagem de portugueses que valorizam uma refeição num restaurante familiar (72%) está substancialmente acima da média europeia (60%) e é significativamente superior à dos vizinhos espanhóis (52%) e franceses (60%). Depois de Portugal, os irlandeses são os que mais valorizam esta experiência (69%), seguidos dos britânicos (67%) e dos holandeses (64%).
Para além das experiências gastronómicas e das viagens, o pódio das experiências que mais atraem os portugueses inclui assistir a concertos ao vivo de bandas ou artistas favoritos (53%) e assistir a jogos de futebol dos seus clubes preferidos (44%).
Beatrice Cornacchia, Senior Vice President, Marketing and Communications, Eastern Europe, Middle East and Africa, destacou a ligação entre os portugueses e a gastronomia: “O estudo Experience Economy mostra a importância das experiências gastronómicas e de como estas estão profundamente enraizadas na cultura e identidade do país. Os portugueses estão também entre os europeus que mais desejam ter uma experiência gastronómica de luxo, o que demonstra claramente que o prazer e a arte de comer bem é, realmente, uma das experiências preferidas em Portugal.”