O peso das exportações de turismo no PIB tem vindo a aumentar em Portugal, atingindo 9,5% em 2023, um valor próximo da média dos países da Europa do Sul/Mediterrânea, mas superior ao da maioria dos países europeus.
Este peso reflete as vantagens comparativas da economia portuguesa neste sector. O bom desempenho das exportações tem beneficiado da perceção de segurança do país num contexto de conflitos geopolíticos e de melhoria da qualidade dos serviços prestados. Em 2024, Portugal ocupava a 12ª posição no ranking do índice de desenvolvimento de viagens e turismo do Fórum Económico Mundial, num conjunto de 199 países.
O aumento do turismo traz vantagens em termos de atividade, emprego e receitas de exportação, mas coloca também desafios. Em particular, um aumento marcado de visitantes estrangeiros pode criar externalidades negativas, como a degradação do património natural e cultural ou das condições de vida dos habitantes locais. Portugal apresenta níveis inferiores de um indicador de intensidade turística – o número de chegadas de turistas em percentagem da população – face a destinos concorrentes do sul da Europa. Contudo, os indicadores a nível regional sinalizam riscos de saturação em algumas zonas do país. Tal aponta para a necessidade de continuar a apostar numa melhor distribuição do turismo ao longo do ano e em termos regionais, para minimizar a congestão e o impacto da sazonalidade desta atividade no mercado de trabalho.
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