Qual será o futuro da Air Europa face ao fracasso da tentativa de comopra por parte da Iberia, companhia do grupo IAG. Uma pergunta que tem tido muitas resposta e não muito agradáveis.
No entanto, parece que agora surge uma resposta que é do seu total agrado. Isto, porque o conselho de administração da Globalia aprovou um aumento de capital para a companhia aérea com o objetivo de evitar a nacionalização por parte da SEPI, organização com a qual a Air Europa ainda tem uma importante e grande dívida. Ou seja, um aumento de capital de valor suficiente para recuperar as contas da companhia aérea.
Recorde-se que no último dia do corrente ano termina a moratória dada pelo governo da Espanha, a qual isenta as empresas afetadas pela pandemia do covid-19. No caso da Air Europa, foi um empréstimo de 475 milhões da SEPI, juntamente com um crédito garantido pelo Instituto de Crédito Oficial de 141 milhões.
O anúncio feito pela Globalia é uma operação vem ao encontro do interesse do grupo aeronáutico Lufthansa.
Segundo uma informação do jornal alemão FVW o grupo Lufthansa não só está a terminar a operação de compra da italiana ITA Airways como também mantém conversações com a TAP Portugal sobre uma possível entrada no capital da companhia portuguesa, e poderá também estar interessado em comprar parte da Air Europa.
Entretanto, Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, já estabeleceu contatos para a compra de ações após o aumento de capital, ou mesmo na aquisição de 80% da companhia aérea Air Europa. Os restantes 20% são detidos pela IAG.