A Cruise Lines International Association (CLIA), a principal representante da indústria global de cruzeiros, divulgou o seu Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais da Indústria Global de Cruzeiros, que mostra o progresso contínuo do setor no cumprimento da sua agenda ambiental e de sustentabilidade, incluindo investimentos em navios e tecnologias para a adoção de combustíveis de transição e alternativos.
“As companhias de cruzeiro continuam a reduzir as suas emissões no mar e nos portos, em busca de emissões zero até 2050,” afirmou Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA. “O relatório deste ano demonstra o progresso do setor, com investimentos em tecnologias de motores com capacidades de conversão que permitirão aos navios utilizar mais fontes de energia renováveis à medida que se tornem disponíveis, além de importantes avanços com o emprego de outras tecnologias e práticas ambientais para promover as iniciativas de sustentabilidade do setor.”
Principais destaques do Relatório de Tecnologias e Práticas Ambientais 2024:
Perfil da Frota
A frota oceânica dos membros da CLIA inclui 303 navios, com uma capacidade total de 635.000 camarotes, operados por 45 marcas de cruzeiros, representando 90% da capacidade global — um aumento de 3,6% e 3,34%, respetivamente, em comparação com o ano anterior. A maior parte da frota consiste em navios de pequeno a médio porte, com a seguinte distribuição:
– 35% dos navios são pequenos (menos de 1.000 camarotes),
– 38% são de médio porte (1.000 a menos de 3.000 camarotes),
– 26% são grandes (mais de 3.000 camarotes).
Flexibilidade de Combustível
As linhas de cruzeiro estão a investir em novos navios e motores que permitem a flexibilidade no uso de combustíveis, incluindo biodiesel renovável, metanol verde e gás natural liquefeito (GNL). Atualmente, 19 navios (7% da frota e 13% da capacidade global) utilizam GNL como principal forma de propulsão, com emissões praticamente nulas de enxofre e partículas, e uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito de estufa.
Tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (SCR)
71 navios, representando 25% da frota e mais de 20% da capacidade global, estão equipados com sistemas SCR — um aumento de 34% face a 2023. Esta tecnologia reduz as emissões de óxidos de nitrogénio, ajudando os navios a cumprirem as normas da Organização Marítima Internacional (IMO).
Conectividade à Energia Elétrica em Porto (OPS)
A capacidade de ligação à energia em terra permite que os navios desliguem os motores nos portos, reduzindo em até 98% as emissões de poluentes. Atualmente, 147 navios da frota da CLIA (52%) estão preparados para se conectar ao OPS, e este número deverá aumentar para 239 navios até 2028.
Sistemas Avançados de Tratamento de Águas Residuais (AWTS)
80% dos navios de cruzeiro da CLIA estão equipados com sistemas avançados de tratamento de águas residuais, que superam as exigências do Anexo IV da MARPOL e, em muitos casos, são mais eficazes do que as estações de tratamento costeiras.
Este relatório sublinha o compromisso da indústria de cruzeiros com a sustentabilidade ambiental, demonstrando um progresso contínuo rumo às metas de redução de emissões e preservação do ambiente marinho.