A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) informou em comunicado que nos foi enviado que os seus hotéis associados no Algarve registaram um aumento de 1,0% na ocupação de quartos em agosto, face ao ano passado, para 89,3%%.
De acordo com os dados provisórios avançados pela maior associação hoteleira da região sul do país, a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em agosto 0,9 pontos percentuais (pp) superior a um ano antes, tendo passado de 88,4% em 2023 para 89,3% este ano.
Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado por esta associação, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o alemão (+1,2pp), o norte-americano (+0,5pp) e o neerlandês (+0,4pp).
As maiores descidas em comparação com agosto de 2023 foram registadas no mercado nacional (-3,6pp) e no francês (-0,5pp).
Por outro lado, a estada média foi de 4,8 noites, uma descida de 0,2 em relação ao mês homólogo do ano anterior, sendo que as estadas médias mais prolongadas foram as do mercado neerlandês (7 noites) e do irlandês (6 noites).