A maioria na Câmara do Porto quer aumentar a Taxa Municipal Turística de dois para três euros por dormida em todas as freguesias da cidade, de acordo com uma proposta que vai segunda-feira próxima a reunião pública do executivo.
Nesta reunião, será também discutidas a alteração e consequente submissão a consulta pública da alteração do regulamento da Taxa Municipal Turística.
O município justifica este valor com a despesa associada ao turismo e suportadas pelo município em 2023 em áreas como a cultura, património, ambiente, energia, qualidade de vida, urbanismo, habitação e mobilidade, que se “revelam imprescindíveis para a prestação do serviço ao turismo”.
A estas despesas, somam-se as rubricas da “marca Porto, promoção do turismo na cidade, internacionalização da marca Porto e qualificação da oferta turística”.
De acordo com a proposta, a despesa de 2023 rondou os cerca de 15,5 milhões de euros, o que, dividindo pelos 5,5 milhões de dormidas na cidade, representa um custo de 2,81 euros por dormida.