Os hóspedes da Airbnb em Portugal gastaram cerca de 116 euros por dia durante a viagem, trazendo receitas de 2,4 mil milhões de euros e impostos de 1,1 mil milhões de euros, revela uma análise da plataforma.
De acordo com uma análise para estimar o impacto económico da Airbnb em Portugal, a plataforma de alojamento concluiu que “as viagens através da Airbnb geraram mais de 2,4 mil milhões de euros de receitas e quase 1,1 mil milhões de euros de impostos” no país, em 2023.
O valor estimado para os impostos inclui aqueles associados aos rendimentos e gastos dos anfitriões, à atividade económica decorrente da visita dos hóspedes aos negócios locais e também “mais de 63,3 milhões de euros em taxas turísticas recolhidas e remetidas pela Airbnb em nome dos anfitriões nas cidades de Lisboa e do Porto”.
Já o montante projetado para as receitas foi apurado com base no ‘feedback’ de 4.000 hóspedes da plataforma em Portugal, inquiridos entre 01 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, revelando que “em 2023, os hóspedes na Airbnb reportaram ter despendido cerca de 116 euros por dia durante a sua viagem e aproximadamente 38% dessas despesas foram realizadas no bairro/zona onde estavam hospedados”.
Tendo em conta o impacto direto e indireto das viagens através desta plataforma, a Airbnb estima também que foi possível apoiar 55 mil empregos em Portugal, a maioria dos quais (60%) ligados à restauração, negócios e lojas locais, entretenimento e eventos.
Este estudo foi feito através do IMPLAN Cloud, um “software que combina dados e analítica, para melhor compreender como o home sharing apoia a atividade económica nas comunidades locais em Portugal”, indica a Airbnb, em comunicado.