O “Salão do Turismo: Conheça o Brasil” vai decorrer de 8 e 11 de agosto no Rio Centro, Rio de Janeiro, com a organização a esperar atrair 100 mil visitantes, entre profissionais e público.

Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão procura promover destinos e impulsionar a atividade turística no país. Os visitantes terão a oportunidade de participar em experiências imersivas que refletem a cultura e a natureza dos diferentes destinos brasileiros, enfatizando a história, a memória, o respeito e a inclusão social.

O certame ocupará um espaçoo de 40 mil m², no Rio Centro, que será dividido em macrorregiões para apresentar ao público os atrativos turísticos de cada localidade. Haverá destaque para a cultura, gastronomia, atividades artísticas, diversidade natural e muito mais.

O espaço “Vitrine Brasil” será dedicado a artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés do Brasil, permitindo ao público apreciar produtos nacionais e conferir grandes espetáculos e shows.

No Núcleo de Conhecimento, o Ministério do Turismo (MTur) e seus parceiros promoverão debates e intercâmbio de informações, discutindo políticas públicas e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo responsável e inclusivo. Este espaço será uma oportunidade para promover a estruturação, qualificação e comercialização da oferta turística brasileira, contribuindo para um melhor posicionamento e competitividade nos mercados nacional e internacional.

O Salão do Turismo é realizado pelo Ministério do Turismo do Brasil em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

A edição do ano passado, teve lugar em dezembro, em Brasília, superando as expectativas com a presença de mais de 37 mil pessoas.