Início noticias Haldun Koç (Embaixador da Turquia): Crescimento de ligações aéreas alavanca turismo

Haldun Koç (Embaixador da Turquia): Crescimento de ligações aéreas alavanca turismo

Na sequência de um simpático almoço de apresentação, tivemos a oportunidade de conversar com o Embaixador da Turquia, Haldun Koç, que apresentou as suas credenciais em abril deste ano. Nesta entrevista exclusiva, o Embaixador Koç partilha as suas ideias relativamente aos desenvolvimentos recentes e às estratégias futuras de cooperação entre Portugal e a Turquia, designadamente o impacto das novas rotas aéreas.

Opção Turismo: 2023 foi um ano recorde para o turismo turco, com um aumento significativo de turistas portugueses. A que atribui este crescimento?

Embaixador Haldun Koç: Existem muitos fatores que influenciam estes números crescentes e entusiasmantes, com uma enorme variedade de opções para todos os tipos de viajantes. Essa é uma das razões para o surgimento da Turquia como o quarto país mais visitado em todo o mundo, atraindo 54,3 milhões de visitantes. Outro elemento importante a pesar nesta estatística é o crescente número de opções para os viajantes portugueses que vão para a Turquia: a companhia nacional de bandeira da Turquia, a Turkish Airlines, opera até 27 voos semanais entre Lisboa e Istambul e Porto e Istambul. Também a Pegasus Airlines oferece seis voos semanais diretos entre Lisboa e Ancara e Lisboa e Izmir.

Opção Turismo: Que estratégia a Turquia está a implementar para manter ou aumentar o fluxo de turistas de Portugal?

Embaixador Haldun Koç: A abordagem da Turquia para atrair turistas de Portugal está incluída numa estratégia global que engloba várias iniciativas. Uma delas passa por continuar a investir e promover as muito diversas opções turísticas no país, o que, consequentemente, oferece uma proteção natural contra choques assimétricos e faz da Turquia um destino de topo independentemente do contexto internacional. Essas opções diversas incluem sítios do Património Mundial da UNESCO, a belíssima linha costeira turca com incríveis praias, locais arqueológicos recheados de História com relevância para o país, a região e o mundo, e outras opções como turismo religioso, gastronómico, de inverno, de saúde, de atividades ao ar livre, entre outras. Com um posicionamento estratégico, infraestruturas robustas e um rico património cultural, a Turquia está pronta para continuar a sua trajetória de crescimento no setor do turismo, tornando-se um destino de topo para os viajantes de todo o mundo

Opção Turismo: Existem campanhas ou iniciativas específicas direcionadas ao mercado português?

Embaixador Haldun Koç: A abordagem da Turquia ao mercado português está incluída na estratégia alargada desenvolvida para promover o turismo turco a nível mundial. Esta estratégia centra-se principalmente em mostrar a espantosa diversidade de locais e atividades que se podem visitar e fazer no país.

Falando especificamente do caso português, nos últimos anos, tem havido um intenso trabalho no sentido de aumentar o número de voos diretos entre os dois países. Este facto tem levado também a uma maior presença em Portugal da Turkish Airlines e, agora, da Pegasus Airlines. Acreditamos que esta é uma forte demonstração de empenho na promoção do turismo e do intercâmbio cultural.

Também, em termos globais, o investimento turco no turismo de saúde tem sido notável. As cidades médicas da Turquia, os numerosos hospitais e os serviços médicos de alta qualidade fizeram do país um líder mundial neste domínio. Em 2023, cerca de 1,4 milhões de pacientes visitaram a Turquia para obter serviços de saúde, contribuindo com 2,3 mil milhões de dólares para as receitas do turismo. A percentagem das receitas do turismo de saúde nas receitas totais do turismo aumentou de 1% em 2002 para 4,6% em 2022.

Opção Turismo: A introdução de voos diretos entre Ancara e Lisboa pela Pegasus Airlines marca um marco importante. Que impacto espera que isto tenha nas relações comerciais e turísticas entre os dois países?

Embaixador Haldun Koç: Conseguir que outra companhia aérea operasse em Portugal com voos diretos para a Turquia foi um passo importante para o grande objetivo de aproximar a Turquia e Portugal. Estamos convictos de que foi como abrir mais portas e janelas em termos do enorme número de oportunidades que isso pode significar para turistas, empresários, decisores e até políticos. O impacto que podemos esperar deste facto é altamente significativo e estamos ansiosos por ver os próximos passos depois disto.

Opção Turismo: Como foi o primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o de 2023?

Embaixador Haldun Koç: Entre janeiro e abril de 2024, a Turquia recebeu 10,6 milhões de turistas, em comparação com 9,5 milhões durante o mesmo período em 2023. Isto representa um aumento significativo do número de visitantes. O número de turistas portugueses que chegam à Turquia também registou um aumento notável, com 9.482 chegadas entre janeiro e abril de 2024, em comparação com as 7.484 no mesmo período de 2023. Estes aumentos evidenciam o apelo crescente da Turquia como destino turístico e o reforço das ligações turísticas entre a Turquia e Portugal.

Opção Turismo: Considerando a Turquia como um mercado de origem, vê potencial para aumentar o número de turcos que visitam Portugal? Que estratégias poderiam ser empregues para impulsionar o turismo da Turquia para Portugal?

Embaixador Haldun Koç: A boa relação entre a Turquia e Portugal é algo que devemos preservar. Devemos também analisar a forma como está a ser construída e melhorá-la, explorando oportunidades e trabalhando em alguns aspetos que podem ser alterados. Acreditamos que um dos maiores obstáculos ao afluxo de turistas da Turquia para Portugal é a questão dos vistos. Não podemos deixar de sublinhar a extrema importância de resolver esta questão para desbloquear todo o potencial do turismo entre os nossos dois países.

No entanto, quando olhamos para os números, que têm vindo a crescer todos os anos; quando temos em conta os desenvolvimentos em termos do aumento dos voos entre a Turquia e Portugal; e quando vemos o vasto potencial de cooperação entre a Turquia e Portugal em termos de turismo – especialmente o turismo de saúde – só nos resta trabalhar arduamente para explorar este potencial e tirar o máximo proveito possível desta grande ligação que existe entre os dois países.

Opção Turismo: Como tem evoluído o turismo na Turquia nestes anos mais recentes?

Embaixador Haldun Koç: Em 2022, a Turquia emergiu como o quarto país mais visitado a nível mundial, atraindo 54,3 milhões de visitantes e gerando 41,4 mil milhões de dólares em receitas turísticas, o que a colocou em sétimo lugar no mundo. Em 2023, a Turquia ultrapassou este marco, acolhendo mais de 56 milhões de visitantes; as estatísticas oficiais registaram 56.693.837 chegadas de turistas, incluindo 49,2 milhões de turistas estrangeiros. Nomeadamente, Istambul foi a cidade mais visitada em todo o mundo em 2023.

Prestigiadas marcas globais de hospitalidade estabeleceram uma presença de longa data na Turquia, beneficiando de parcerias bem-sucedidas com empresas locais que alavancam a experiência e as redes locais. A localização geográfica estratégica da Turquia torna-a um destino atrativo para os turistas da Europa Ocidental e Oriental, bem como das regiões MENA e Ásia. Em 2023, a Turquia registou um aumento de 12,3% no número de visitantes em comparação com 2022, tendo as receitas do turismo atingido 54,3 mil milhões de dólares, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O objetivo para 2024 é atrair 60 milhões de visitantes e atingir 60 mil milhões de dólares em receitas.

Opção Turismo: Istambul em particular…

Embaixador Haldun Koç: Istambul liderou a lista de chegadas internacionais em 2023, com um crescimento anual de 26%, seguida de Londres (mais 17%) e Dubai (mais 18%). Antalya foi a quarta cidade mais visitada do mundo, com 16,5 milhões de visitantes internacionais, o que representa um aumento de 29% em relação ao ano anterior.

Opção Turismo: Quais os principais atrativos da Turquia?

Embaixador Haldun Koç: A Turquia ficou em terceiro lugar com 551 praias galardoadas com a Bandeira Azul e em sétimo lugar com 23 marinas galardoadas com a Bandeira Azul em 2023. A província meridional de Antália, frequentemente considerada um dos principais destinos turísticos a nível mundial, manteve a sua classificação com o maior número de praias ecológicas com Bandeira Azul do mundo, totalizando 231. Antalya foi seguida por Muğla, com 111, İzmir, com 63, e Balıkesir, com 46 praias galardoadas com a Bandeira Azul.

A Turquia é também o lar de 19 sítios do Património Mundial da UNESCO (17 culturais e 2 mistos), ocupando o 16.º lugar a nível mundial. Além disso, existem 84 sítios (77 culturais, 4 mistos e 3 naturais) na Lista Indicativa de Sítios do Património Mundial da UNESCO.

Com belas praias ao longo de quatro mares e mais de 8.300 km de costa, a Turquia é uma escolha de topo para férias no Mediterrâneo, ocupando o terceiro lugar no mundo com 551 praias com Bandeira Azul. A Turquia tem 22.898 sítios arqueológicos registados, mostrando um rico património que se estende desde 9600 a.C. em Göbeklitepe até à arquitetura imperial otomana e aos estilos modernos. As diversas atracções do país incluem o turismo religioso, o turismo gastronómico e o turismo de inverno, bem como estâncias de golfe de alta qualidade que cumprem as normas da PGA. Belek, conhecida pelos seus 15 campos de golfe e hotéis luxuosos, acolhe os golfistas durante todo o ano, com um clima com uma média de 19°C e mais de 300 dias de sol por ano.

As actividades ao ar livre e as oportunidades recreativas abundam na Turquia, incluindo o campismo, o ciclismo, o trekking, o esqui, o mergulho, o windsurf, o rafting e o caiaque. As maravilhas naturais, tais como montanhas, rios, lagos, desfiladeiros, planaltos, cascatas, grutas e parques naturais, aumentam a atração da Turquia. Os recursos termais do país ocupam o sétimo lugar no mundo e o primeiro na Europa, com mais de 260 instalações termais estabelecidas em torno de mais de 1500 recursos termais. Estas instalações atraem anualmente centenas de milhares de pacientes e turistas internacionais para tratamentos termais e recuperação.