Início noticias Pedro Machado celebrou Dia de Portugal em Nova Iorque

Pedro Machado celebrou Dia de Portugal em Nova Iorque

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, esteve em Nova Iorque para celebrar o Dia de Portugal, numa iniciativa promovida pelo grupo O Valor do Tempo. O evento, que ocorreu ontem, na loja “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, situada no coração da Times Square, reuniu cerca de 250 convidados, incluindo o Governador do Estado de Nova Jérsia e o senador por Nova Iorque, Jack Martins.

A loja, inaugurada no ano passado, foi palco de uma apresentação especial de uma tapeçaria de quase três metros de altura, bordada à mão em ponto de Arraiolos, usando exclusivamente lã de ovelha Bordaleira da Serra da Estrela. A obra de arte, que ilustra uma varina carregando latas de conservas que revelam a bandeira de cada um dos 50 estados norte-americanos, ficará permanentemente exposta na loja como um marco da cultura lusófona.

Foi também feito um brinde com vinho da Madeira, a simbolizar a independência dos EUA que foi feita justamente com esta bebida, tendo Portugal sido o 1º país a reconhecer a independência dos EUA.

“O convite a Phil Murphy, que foi prontamente aceite, teve um propósito simbólico: o estado de Nova Jérsia reúne uma das maiores comunidades lusófona e lusodescendente em solo americano, sendo o governador, por esse motivo, um distinto representante da grande comunidade portuguesa nos Estados Unidos”, explicou O Valor do Tempo, em comunicado de imprensa.

A presença de Pedro Machado, de representantes do Turismo de Portugal e de muitos membros da comunidade luso-americana, a par da exposição na loja “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” marcam um momento significativo para a promoção da cultura portuguesa nos Estados Unidos, destacando o papel da loja como uma “embaixada emocional” de Portugal.