Início noticias O périplo meio gastronómico dos congressos 2024

O périplo meio gastronómico dos congressos 2024

07JUN24 – De alguns dos que faltam, claro, pois tudo começou no Funchal, de 21 a 23 de fevereiro, com o congresso da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), de que já muito se falou (e bem). AHRESP, APAVT e APECATE, tudo no fecho do ano.

Dos que faltam, o primeiro começa a 11 e termina a 12 de outubro, em Aveiro, aquela cidade a quem os italianos se referem quando falam de Veneza. (a Aveiro de Itália). Na região demarcada do suckling pig (vulgo, leitão), dos ovos moles e do licor de alguidar, tem lugar o congresso da AHRESP, a associação da hotelaria, restauração e similares. Nada mais ajustado! Em dois dias, além de todos os discursos e debates, espera-se sobre tempo para aproveitar a hospitalidade de cagaréus e ceboleiros. “Gestão é ter o coração no lado certo” é o tema deste congresso.

Duas semanas depois, de 24 a 26 do mesmo mês, tempo de rumar a Huelva, a cidade andaluza cuja importância na vida de Colombo (que cada vez mais se diz ter sido nascido em Portugal, e não em Génova), se transformou num vasto conjunto de atrativos turísticos, dos quais, sem desprimor para os outros, o Jámon e o Camarón Blanco estão no top. Vai ser a cidade da APAVT, que ali realiza o seu congresso deste ano, para o qual o tema também está guardado a sete chaves, ou sete algoritmos (numa era digital, é o que faz sentido). De novo, conta-se que a organização, como é habitual, além dos muitos (e bons) conteúdos científicos, não deixe de dar especial destaque às iguarias dos tais dos hermanos.

Pausa para dar um pulo a Londres, para o WTM (5 a 7 de novembro) e a Barcelona, para a IBTM (19 a 21 de novembro).

Um mês depois do da APAVT, a 26 e 27 de novembro, o tour faz stop na cidade da festa dos Tabuleiros – Tomar – a dos Templários. Tempo para a animação turística e para os eventos, no congresso da APECATE. Este já com tema, a condizer com o ano em que decorre, “A Liberdade e o Turismo”, para comemorar os 50 anos do 25 de abril e para refletir «como é que o exercício do Turismo se interliga com os princípios da Liberdade.”. Terra de cabrito, espera-se esteja algum reservado para os participantes, bem como as famosas Couves à Dom Prior. E mais iremos reportando por aqui.

Bom apetite.