Início principal “Vê Portugal”: Mais de 500 participantes em debate sobre Turismo e Paz

“Vê Portugal”: Mais de 500 participantes em debate sobre Turismo e Paz

07JUN24 – O 10.º Fórum Vê Portugal, que decorreu em Torres Vedras, concluiu-se com um balanço positivo, reunindo mais de 500 participantes num debate sobre a contribuição do turismo para a paz e a coesão territorial. Durante três dias, especialistas nacionais e internacionais, líderes políticos e agentes do setor do turismo discutiram como esta indústria pode ser um veículo para a paz e o entendimento global.

O evento, que teve como tema central “Turismo, Ponte para Gerar Entendimentos”, proporcionou diversas discussões sobre como o turismo pode ser um elo para a paz entre culturas e nações. Destacou-se o painel “O Turismo como Ferramenta de Construção e Manutenção da Paz”, onde Maryna Mykhailenko, Embaixadora da Ucrânia em Portugal, apelou aos portugueses para visitarem a Ucrânia pós-conflito, destacando o potencial do turismo na reconstrução da paz e no desenvolvimento económico.

Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou na sessão de encerramento a importância do turismo não apenas como fator de coesão territorial, mas também como uma ferramenta essencial para a promoção da paz. “O turismo é um sinónimo de paz, e este fórum reafirmou a necessidade de trabalharmos juntos para que esse objetivo se concretize de forma sustentável”, afirmou.

Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, agradeceu aos participantes e sublinhou a relevância dos temas abordados. “O turismo e a educação caminham lado a lado na promoção da tolerância e compreensão mútua. Este evento é um exemplo de como podemos criar pontes de paz através do turismo”, ressaltou Rodrigues.

O fórum também abordou temas como “A Paz Começa Aqui! Formas de Estimular a Cooperação e a Coesão Territorial” e “Impactos da Guerra na Economia Mundial e Nacional”, mostrando a multifacetada influência do turismo no desenvolvimento social e económico.