Início noticias Palmela vai ter Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo

Palmela vai ter Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo

27MAI24 – A Câmara Municipal vai iniciar a elaboração do PEDT.PLM – Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo para o Município de Palmela. Este documento de planeamento surge da necessidade de antecipar os novos desafios, e construir o futuro em articulação com os instrumentos de planeamento turístico regionais e nacionais.

A empresa vencedora do concurso para a elaboração do Plano foi a IDTOUR – Unique Solutions, a primeira spin-off em Portugal especializada na área do Turismo, criada na Universidade de Aveiro em 2008, que conta com a colaboração de uma vasta rede de investigadoras/es, académicas/os e profissionais deste setor.

A cooperação entre a IDTOUR e o município tem como objetivo principal envolver e aprofundar as relações com os agentes económicos do território e dinamizar os recursos endógenos, para definir as melhores estratégias para impulsionar e monitorizar o desenvolvimento do Turismo no concelho.

A metodologia a adotar conjuga o trabalho de natureza técnico-científica com a promoção da participação pública, através de entrevistas, inquéritos, focus groups e workshops temáticos. Inicialmente, será produzido um documento de orientação estratégica (PLM Tourism Vision’2030).

Após a habitual discussão pública, será consolidado o PEDT.PLM que vai integrar, para além do diagnóstico prospetivo, os diferentes instrumentos e ferramentas de gestão operacional, o plano de ação e o respetivo modelo de governance, assim como o Guia de Apoio ao Investidor.