Início noticias Iberia será a primeira a operar o novo Airbus A321XLR

Iberia será a primeira a operar o novo Airbus A321XLR

27MAI24 – A Iberia vai ser a primeira companhia aérea a receber o novo Airbus A321XLR, com a entrega prevista para o final do verão. Este marco representa um avanço significativo na frota de longo curso da transportadora, oferecendo a possibilidade de operar rotas transoceânicas com uma aeronave de corredor único, o que também é mais sustentável, consumindo cerca de 30% menos combustível do que os modelos de fuselagem larga (wide body).

Apesar do novo formato, este modelo irá proporcionar um serviço premium comparável ao oferecido nos modelos de fuselagem larga, como os A330 e A350 da frota da companhia.

A aeronave terá 182 assentos dispostos em uma configuração de cabines Business e Economy, incluindo várias melhorias que oferecem maior conforto aos passageiros, como compartimentos superiores maiores que podem armazenar até 60% mais malas de mão, seis estilos diferentes de iluminação na cabine e um painel inovador na entrada do avião. Segundo comunicado da Iberia, irá proporcionar um serviço premium comparável ao oferecido nos modelos de fuselagem larga, como os A330 e A350 da sua frota.

Na cabine Business, o A321XLR terá 14 assentos individuais com acesso direto ao corredor, que podem ser convertidos em camas, com encostos de cabeça em couro, compartimentos para itens pessoais e telas individuais 4K de 18 polegadas.

Na cabine Economy, a aeronave contará com 168 assentos do modelo Recaro CL3810, com reclinação de quatro polegadas e encostos de cabeça em couro. Todos os assentos terão duas bolsas adicionais para armazenamento de itens pessoais e portas USB tipo A e C para carregamento de dispositivos.

As primeiras rotas de longo curso que este aparelho irá operar na próxima temporada de inverno serão provavelmente as que ligam Madrid a Boston e Washington DC., confirmando o compromisso da Iberia com o mercado norte-americano. Ambas as rotas são atualmente servidas pelos Airbus A330-200 da IB, e a substituição libertará duas aeronaves A330 para abrir novos serviços e expandir ainda mais a influência da Iberia através do Atlântico.

O primeiro A321XLR deverá juntar-se à frota da Iberia após o verão, e, juntamente com as sete aeronaves adicionais deste modelo que a Iberia receberá nos próximos meses, permitirá à companhia continuar a expandir sua rede de destinos de longa distância e aumentar a capacidade nas cidades para as quais já voa.