Início principal Portugal em 12º lugar no Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo

Portugal em 12º lugar no Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo

24MAI24 – O Relatório do Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo de 2024, publicado pelo Fórum Económico Mundial, revela que Portugal mantém uma posição de destaque no cenário global, posicionando-se em 12º lugar entre os países avaliados.

Portugal é identificado como um dos destinos mais atraentes para nómadas digitais. Este segmento crescente de viajantes é atraído pelas condições favoráveis oferecidas pelo país, incluindo uma infraestrutura de TIC robusta, altos padrões de saúde, custo de vida relativamente acessível, políticas de visto favoráveis e uma rica oferta de atrações turísticas.

Por outro lado, o relatório destaca um aumento substancial nos scores médios de Recursos Naturais e Culturais desde 2019. Este crescimento é atribuído ao aumento dos investimentos e da proteção dos ativos que geram turismo. Em Portugal, esta tendência reflete-se na expansão das áreas protegidas e no incremento das expressões culturais orais e intangíveis reconhecidas internacionalmente.

Portugal obteve uma pontuação total de 4,97 no índice, destacando-se especialmente em termos de Sustentabilidade Ambiental e Impacto Socioeconómico do Turismo. No entanto, o relatório alerta para a possibilidade de aumento das emissões do setor devido ao crescimento das atividades de transporte, o que pode desafiar os ganhos ambientais obtidos durante a pandemia.

Apesar do crescimento recente, o relatório indica que a infraestrutura de transporte aéreo e os serviços turísticos ainda não retornaram aos níveis pré-pandemia. Este desequilíbrio entre a procura e a oferta de turismo, juntamente com a escassez de mão-de-obra em muitos países, resultou em uma diminuição na competitividade de preços.

O relatório aponta que os países que conseguem equilibrar o crescimento do setor de turismo com práticas sustentáveis tendem a maximizar sua competitividade a longo prazo. Os desafios, aponta o relatório, são a gestão da sazonalidade e o aumento das atividades de transporte

Os países que lideram o Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo de 2024 são os Estados Unidos, Espanha e o Japão, ocupando respetivamente as três primeiras posições. Estes países destacam-se por fatores como ambientes de negócios favoráveis, mercados de trabalho dinâmicos e resilientes, boa prontidão em TIC, excelente infraestrutura de transporte e turismo, e alta concentração de recursos naturais, culturais e não-lazer.

Esses fatores contribuíram para que os 30 principais países do índice representassem mais de 75% do PIB da indústria de turismo e viagens em 2022 e 70% do crescimento do PIB entre 2020 e 2022.

O relatório completo pode ser acedido aqui.