Início noticias AHP relança Hotel Snapshot: análise do Turismo e Hotelaria

AHP relança Hotel Snapshot: análise do Turismo e Hotelaria

21MAI24 – A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) relançou o Hotel Snapshot, uma análise abrangente e concisa da performance do setor do Turismo e da Hotelaria, destinada aos seus associados. Com uma periodicidade trimestral, este documento fornecerá insights valiosos sobre o setor, ajudando a orientar estratégias e decisões.

A primeira edição deste relatório, referente ao balanço de 2023, já está disponível. A próxima, abrangendo o 1º trimestre de 2024, está programada para ser divulgada em junho.

“Com este relatório, pretendemos divulgar a evolução dos principais indicadores de desempenho, combinando uma visão detalhada da operação hoteleira com uma perspetiva ampla do setor e da economia. Os dados das várias entidades existem, em formato mensal, mas disperso. O nosso Gabinete de Estudos e Estatísticas trabalha-os e concilia a informação para produzir relatórios trimestrais e anuais, produzindo o AHP Hotel Snapshot. Quando tivermos resultados dos nossos inquéritos, também os cruzamos com as diferentes fontes.”, afirma Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, citada em comunicado.

Este relatório reúne informações de diversas fontes, como o INE, Turismo de Portugal, Banco de Portugal, ANA Aeroportos, Observatório das Migrações, Ministério das Finanças e Segurança Social. Inclui também um glossário para melhor interpretação dos dados.

O AHP Hotel Snapshot é de livre acesso para os associados da AHP, mas pode ser solicitado à Associação através do seu Gabinete de Estudos e Estatísticas: gab.estudos@hoteis-portugal.pt.

AHP HOTEL SNAPSHOT | 2023

Principais destaques

– Exportações de viagens e turismo atingiram os 25 mil milhões de euros.

– Principais indicadores da hotelaria já ultrapassaram valores pré-pandemia.

– 72% das dormidas foram em estabelecimentos hoteleiros (EH).

– Maior crescimento nas dormidas ocorreu em Alojamento Local (AL) com mais de 10 quartos: +16%.

– Aeroportos portugueses atingiram recordes mensais de passageiros.

– Turismo é composto por 25% de trabalhadores imigrantes.

Hóspedes e Dormidas

De acordo com o AHP Hotel Snapshot, os turistas não-residentes representam a maior fatia das dormidas (68%) e dos hóspedes (61%). A região com maior aumento de hóspedes não-residentes foi o Alentejo (+32% face a 2022), enquanto as regiões Centro (+22%) e Norte (+21%) registraram os maiores aumentos nas dormidas de não-residentes.

Dormidas por tipologias

Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros

A taxa de variação homóloga nas dormidas nesta tipologia foi de +11%, totalizando 55,6 milhões de dormidas. A maior parte das dormidas ocorre em hotéis de 4 estrelas (41%), a categoria com mais representatividade nos estabelecimentos hoteleiros (27%).

Dormidas nos restantes empreendimentos turísticos e alojamento local

As dormidas em Alojamento Local com mais de 10 camas registaram um aumento expressivo, correspondendo a 15% do total de dormidas, com um crescimento de 16% em 2023 face a 2022. A ALEP indica que mais de 90% das estadias ocorrem em ALs com 10 ou menos camas, significando que o peso dos ALs nas dormidas totais é de aproximadamente 40%, muito mais do que os 14,5% reportados pelo INE.

A taxa de ocupação-quarto foi, em todas as tipologias, de 57,3% (+3,1 p.p. que em 2022).

Balança de Pagamentos – Viagens e Turismo

As exportações de viagens e turismo atingiram os 25 mil milhões de euros, um aumento de 19%, superando o aumento de 14% nas importações e alcançando valores recordes. Representaram 16,5% do crédito da balança corrente do Banco de Portugal, recuperando o peso que o setor tinha em 2019.

Segundo o INE, até setembro de 2023, os residentes em Portugal realizaram 18,5 milhões de viagens: 15,9 milhões dentro do país (86%) e 2,5 milhões ao estrangeiro (14%).

Transporte aéreo de passageiros

De acordo com dados da ANA Aeroportos, em 2023, os aeroportos portugueses atingiram recordes mensais de passageiros, com uma média diária de 75,9 mil em dezembro. O tráfego aéreo anual cresceu significativamente (+12,0%), assim como o número de passageiros (+18,9%).

Saldo Migratório

De acordo com o Observatório das Migrações, em 2021, havia cerca de 0,7 milhões de imigrantes vivendo em Portugal. Em 2023, de acordo com o Ministério das Finanças, 600 mil trabalhadores estrangeiros compõem 13% da força de trabalho do país. Segundo a Segurança Social, o setor do Turismo é composto por 25% de trabalhadores imigrantes.

Inquéritos AHP

O Snapshot também inclui dados dos inquéritos que a AHP realiza aos seus associados ao longo do ano, cobrindo eventos como JMJ 2023, After Web Summit 2023, e balanços e perspetivas de Natal & Réveillon 2023 e 2024.