Início noticias Berta Cabral: Açores com “muito boas perspetivas” o Verão

Berta Cabral: Açores com “muito boas perspetivas” o Verão

17MAI24 – Os Açores têm “muito boas perspetivas” para o turismo no verão de 2024, com um aumento significativo de turistas provenientes de novos mercados, como o Canadá e os Estados Unidos, que já superaram ligeiramente o número de turistas alemães, revelou hoje Berta Cabral, secretária regional do Turismo.

Berta Cabral fez estas declarações durante o seminário “Excelência e Sustentabilidade no Turismo – Criando experiências, superando expectativas”, realizado na Universidade dos Açores.

Segundo a Lusa, a governante destacou que, apesar de uma retração do turismo nacional devido ao contexto internacional conturbado, com duas guerras em destaque, os Açores registaram aumentos de turistas provenientes do Canadá e dos Estados Unidos. “O turista americano já superou ligeiramente o turista alemão, que era o nosso principal mercado até agora”, referiu.

Atualmente, o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, opera com 26 destinos e 15 companhias aéreas, o que a secretária regional descreveu como “um motivo de orgulho”.

Berta Cabral sublinhou que o setor do turismo nos Açores é “liderado por grupos económicos regionais”, permitindo reter valor na região. Defendeu também a continuidade do caminho de “qualidade, excelência e sustentabilidade” para atingir mercados emissores de maior valor acrescentado, diversificar o público e atenuar a sazonalidade.

Entre os desafios mencionados pela governante estão o alargamento do período de operação de algumas companhias aéreas e a oferta de novos produtos, como enoturismo, turismo cultural e industrial, além da criação de novos percursos turísticos.