Início noticias Portugal é o 7º Melhor Destino da Europa e 9º Mundial para...

Portugal é o 7º Melhor Destino da Europa e 9º Mundial para Congressos

16MAI24 – Portugal reforça sua posição como um dos destinos preferidos para congressos e convenções, alcançando a 9ª posição mundial e a 7ª na Europa, de acordo com o último ranking da ICCA Business Analytics 2023. Porto e Lisboa também se destacam, com o Porto subindo várias posições e Lisboa mantendo-se no top 3 mundial.

Nas cidades, o Porto subiu quatro posições a nível mundial, atingindo o 23º lugar, e oito lugares na tabela europeia, alcançando a 18ª posição. Lisboa, por sua vez, destacou-se como a 3ª cidade do mundo que mais recebeu congressos em 2023, totalizando 151 eventos, mais sete que no ano anterior. A capital portuguesa, no ranking mundial, encontra-se apenas atrás de Paris, que recebeu mais cinco congressos, e de Singapura, que sediou apenas um congresso a mais.

O ranking da ICCA contempla “congressos em destinos que demonstram excelência em infraestruturas, serviços de apoio, acessibilidade e capacidade de sediar eventos de escala internacional.” Este reconhecimento reflete a capacidade de Lisboa em oferecer um ambiente propício para eventos internacionais, posicionando-se como um dos principais destinos para congressos e convenções.

“O sucesso contínuo de Portugal nesta área é testemunho do nosso compromisso com a qualidade e empenho em promover e apoiar a realização de eventos que pretendem contribuir para a sustentabilidade do setor do turismo.”, afirma Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, citado em comunicado.

O referido comunicado refere também que o Sistema de Incentivos Portugal Events, em vigor desde abril de 2023, contribuiu significativamente para os resultados nacionais. Este programa promove a captação e realização de eventos associativos e corporativos em Portugal. Em 2023, foram rececionadas 175 candidaturas a esta linha de apoio, totalizando aproximadamente 1 milhão de euros em incentivos atribuídos.