Início principal PNT estuda a Sustentabilidade no Turismo

PNT estuda a Sustentabilidade no Turismo

16MAI24 – A ausência de dados sobre o tema é um dos motivos pelos quais o Think Tank para a Sustentabilidade da Plataforma Nacional de Turismo (PNT) vai elaborar um relatório sobre a situação atual da sustentabilidade no Turismo em Portugal, através da auscultação de empresas e entidades nacionais.

As conclusões do trabalho desenvolvido inicialmente e o anúncio dos objetivos foram apresentados pelo coordenador deste Think Tank, Carlos Picanço, no I Fórum Nacional da PNT, realizado na Universidade de Aveiro.

“As iniciativas propostas surgem da perceção sobre a atual falta de dados e das desigualdades regionais que impactam a gestão do turismo a nível nacional. Adicionalmente, pretende-se envolver as empresas e as comunidades num processo agregador e participativo.», afirma o Think Tnak em comunicado.

Criado com o objetivo de dinamizar a reflexão sobre a sustentabilidade no setor turístico português, o Think Tank para a Sustentabilidade apresentou as conclusões do seu trabalho inicial. Coordenado por Carlos Picanço, é composto por nove elementos, provenientes de empresas, universidades, entidades públicas e outras organizações, todos com uma forte ligação à área do turismo e sustentabilidade, designadamente Fátima Alves, Marília Durão, Mafalda Rangel, Raúl Ribeiro Ferreira, Rita Montez, Carolina Mendonça, Cláudia Caetano e Paulo Brehm.

Durante a sessão, foi feito um apelo às empresas, associações e demais entidades para que colaborem com o Think Tank, promovendo um processo participativo que agregue valor a todos os intervenientes no turismo, às comunidades e ao país.