Início noticias União Europeia proíbe voos de duas companhias aéreas no seu espaço

União Europeia proíbe voos de duas companhias aéreas no seu espaço

02ABR24 – A União Europeia excluiu uma empresa aérea do Egito e outra da Turquia devido às suas ligações e proximidades com a Rússia. Recorde-se que uma das sanções aplicada à Rússia pela União Europeia (UE) é a de não permitir que aeronaves registadas na Rússia ou empresas deste país voem no espaço aéreo da UE.

Face a essa decisão, tomada após a invasão da Rússia na Ucrânia, as companhias aéreas Air Cairo (Egito) e Southwind Airlines (Turquia), não poderão voar a partir de agora, sob nenhuma hipótese, dentro do espaço aéreo europeu.

As suspeitas de ligações com a Rússia começaram pela Southwind Airlines, criada logo após a invasão começar, em abril de 2022. Autoridades da Finlândia receberam um pedido de voos entre Antália, na Turquia, e Helsínquia. Ao investigar a empresa assinalaram que grande parte dos seus empregados e todos os seus três aviões Airbus, vieram da Nordwind Airlines, uma empresa aérea russa, de nome curiosamente parecido.

Por sua vez e segundo o Kyiv Post, também foram encontradas pistas indicando que o dono da Nordwind, a Pegas Touristik, também seria um acionista da Air Cairo. Um outro acionista da Air Cairo é a companhia aérea de bandeira egípcia, a Egypt Air, que até o momento não comentou o caso.