Início noticias Menos passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores

Menos passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores

14FEV24 – “Em janeiro de 2024 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 108.818 passageiros, verificando-se uma variação negativa de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior”, lê-se no relatório do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) sobre o movimento de passageiros aéreos relativo ao mês de janeiro. Acrescenta a entidade que a situação acontece depois de 33 meses consecutivos de crescimento.

Recorde-se que em 2023, os Açores bateram um recorde de desembarques em aeroportos, com um total de 2.137.980 viajantes entre janeiro e dezembro.

Quase todas as ilhas do arquipélago baixaram o número de passageiros desembarcados em janeiro, com exceção de Santa Maria, São Miguel e São Jorge, sendo a queda mais acentuada na ilha do Corvo.

De destacar que apenas os passageiros provenientes de voos internacionais aumentaram face ao período homólogo, mas mantendo um número reduzido (8.842) em comparação com o total de desembarques.

Os passageiros de voos do restante território nacional (continente e Madeira) registaram um total de 51.622 desembarques.

Quanto ao número de viajantes embarcados ascendeu a 110.160 em janeiro, menos 1,7% do que no mesmo mês em 2022.