Início noticias Grupo SATA com aumento no número de passageiros transportados

Grupo SATA com aumento no número de passageiros transportados

05FEV24 – Em 2023, as companhias aéreas do Grupo SATA registaram um crescimento consistente no número de passageiros transportados, totalizando 2,4 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 40%, comparado com o ano de 2019 (pré-pandemia) e de 24,8% em relação a 2022.

Este crescimento consistente foi observado ao longo de todos os trimestres do ano, tendo a SATA Air Açores transportado cerca de 952 mil passageiros, e a Azores Airlines transportado cerca de 1,4 milhões de passageiros, o que representa, respetivamente, 39,7% e 60,3% dos passageiros transportados.

A taxa de ocupação global dos voos ao longo do ano (Load Factor) apresentou uma evolução positiva, representando 79,1% em 2023, um aumento de +1,3 p.p. (pontos percentuais) em relação a 2019 e de +5,6 p.p. se comparado com o ano passado tendo, inclusive, no terceiro trimestre do ano, atingido 83,7%, o valor mais alto registado desde 2019. Para além deste indicador positivo, o índice de regularidade das companhias aéreas também registou um desempenho positivo, acima dos 95%, com apenas 4,5% dos voos cancelados (a maioria devido a condições atmosféricas adversas à operação), face a um total de 28.437 voos realizados.

Perante a evolução verificada, as companhias aéreas continuaram a destacar-se em relação ao comportamento do setor que, de acordo com dados recentes da IATA (International Air Transport Association), atingiu, em novembro de 2023, 99% dos níveis de procura registados no ano pré-pandémico, marca há muito ultrapassada pelas companhias aéreas do grupo SATA.

O crescimento contínuo reflete a atratividade crescente dos destinos servidos pelas companhias aéreas, quer para viagens ponto a ponto, quer para ligações, especialmente entre a América do Norte e a Europa.