Início principal Em questões de pontualidade, TAP é a pior

Em questões de pontualidade, TAP é a pior

25JAN24 – O ano de 2023 chegou ao fim e, no setor do turismo e do tráfego aéreo, foi mais um ano de transição para nos aproximar dos níveis pré-pandémicos, embora ainda longe de recuperar esses dados. A AirHelp fez uma analisa o ano de 2023 nos aeroportos portugueses e a pontualidade das companhias aéreas que operam voos a partir de qualquer ponto do território nacional.

De acordo com a análise realizada pela AirHelp, dos países europeus com maior tráfego aéreo em 2023, Portugal foi dos que apresentou uma maior taxa de voos atrasados. Mais de 80 mil voos sofreu algum tipo de perturbação (cancelamento ou atraso), afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 36% dos mais de 32 milhões que viajaram a partir de Portugal. Mais de 770 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações.

Já em 2022, Portugal foi um dos países que apresentou uma maior taxa de voos atrasados e de passageiros afetados. Nesse ano, a análise dava conta de algum tipo de perturbação em mais de 63 mil voos (cancelamento ou atrasos), tendo afetado mais de nove milhões de passageiros, dos mais de 26 milhões que viajaram a partir de Portugal (34%). Tendo em conta estes números, mais de 650 mil passageiros foram elegíveis na obtenção de compensações.

As melhores e piores companhias aéreas a operar em Portugal

A AirHelp publicou recentemente o seu ranking anual das melhores companhias aéreas internacionais do mundo: o AirHelp Score 2023. Esta análise, que culmina com uma lista extensiva das 83 companhias aéreas, contemplou duas companhias aéreas portuguesas: a TAP e a Azores Airlines.

Este ranking, que, para além da pontualidade, tem em conta outros fatores como as avaliações dos utilizadores e a gestão de reclamações, revelou que as melhores companhias aéreas a operar em Portugal foram a TAP (7,16/10); Transavia (7,16/10) e easyJet (6,79/10).

No entanto, e se analisarmos apenas o parâmetro da pontualidade, verificamos que as companhias aéreas sofrem alguma alteração com a Eurowings, a JET2 e a Iberia a ficarem no TOP 3. A Eurowings, que ficou em segundo lugar no ranking internacional, operou em Portugal mais de dois mil voos transportando mais de 320 mil passageiros. A pontualidade foi de 93%; a JET2 transportou mais de três mil passageiros em mais de 550 mil voos e a regista 81% dos voos pontuais; por fim, a Iberia, que transportou mais de 500 mil passageiros em 3,5 mil voos, registou uma pontualidade de 79%.

É de destacar ainda o quatro classificado, a Ryanair. Para além de registar 72% de pontualidade nos seus voos, e a segunda companhia aérea mais popular entre os portugueses, tendo transportado mais de 5,5 milhões de passageiros e operado 34 mil voos.

A pior companhia aérea, no que à pontualidade diz respeito, é a TAP, que, apesar dos dados de desempenho não serem os melhores, é a companhia aérea que os portugueses privilegiam com mais voos operados e mais passageiros transportados em 2023. A TAP transportou 10 milhões de pessoas e operou 70 mil voos, no entanto, apenas 59% dos voos foi pontual.

Em segundo lugar, nos menos pontuais, surge a easyJet. Esta companhia aérea de baixo custo britânica foi a escolha de mais de cinco milhões de passageiros, operou 32 mil voos e apenas 56% dos mesmos cumpriu o seu horário de saída.