Início noticias Rota Cultural do Conselho da Europa para a região da Beira Baixa...

Rota Cultural do Conselho da Europa para a região da Beira Baixa vai ser apresentada

Numa organização da Naturtejo com os municípios de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia de Rosmaninhal e parceiros, vai decorrer um seminário para apresentar a Rota Europeia da Transumância e Caminhos Rurais.

A apresentação será feita no dia 13 de Novembro no MUTEX – Museu dos Têxteis durante o  8º Seminário Internacional Vias da Transumância e Caminhos Rurais

A certificação concedida no passado mês de maio à Rota da Transumância e Caminhos Rurais, como Itinerário Cultural do Conselho da Europa, aporta um maior valor e apoio institucional, que deverá contribuir para valorizar nos municípios do geoparque as memórias da transumância, as práticas sustentáveis e produtos ligados à cultura pastoril, assim como a relevância milenar dos caminhos rurais enquanto eixos de ligação entre as comunidades e, hoje também, de fruição da paisagem e dos patrimónios.

O Itinerário Cultural Europeu Vias da Transumância e Caminhos Rurais deve ser considerado como uma linha de trabalho e colaboração internacional que agrega aliados e territórios estratégicos em favor do desenvolvimento das comunidades locais europeias e ibero-americanas com uma cultura que tem múltiplas dimensões de relacionamento e onde as diferentes gerações têm um ponto de encontro para trocar experiências e boas práticas.

O objetivo do Seminário Internacional Vias da Transumância e Caminhos Rurais será o de reunir representantes das entidades e instituições associadas à TT&RR, e daqueles que aspiram a fazer parte desta associação, para apresentar resultados de boas práticas e experiências no âmbito da certificação das Vias da Transumância como Itinerário Cultural do Conselho da Europa.

Por último, é de referir a existência de 17 Itinerários Culturais do Conselho da Europa em Portugal, agora com três a passar no território do Geopark Naturtejo. Para além da nova Rota Europeia que será apresentada, existe também a Rota Europeia da Cultura Megalítica e a Rede das Judiarias.