Início noticias Alojamento Turístico nos Açores com quase 450 mil dormidas em setembro

Alojamento Turístico nos Açores com quase 450 mil dormidas em setembro

Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) divulgou na sua página na Internet que a região somou, no mês de setembro, cerca de 449.500 dormidas em alojamentos turísticos, acrescentando que esse valor é 20,7% superior ao do verificado no período homólogo.

Também existe um crescimento (0,7%) comparativamente com setembro de 2019 uma vez que nesse mesmo mês foram contabilizadas 446.522 dormidas.

Quanto ao número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores, em setembro, provenientes de voos com origem no continente português e na Madeira e de voos internacionais, registou-se um novo recorde com mais de 228 mil desembarques, sendo que os passageiros desembarcados de voos interilhas (104.706) apresentaram um crescimento homólogo de 12%, os provenientes de outras regiões do território nacional (98.962) aumentaram 14,2% e os provenientes do estrangeiro (34.023) aumentaram 35,4%.

Recorde-se que o Indicador de Turismo (IT) do SREA, “tem por objetivo estimar a evolução geral da atividade económica no setor do turismo na Região Autónoma dos Açores e resulta da adição das estimativas das dormidas registadas nos três tipos de alojamento turístico e é divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque da Atividade Turística”.

Por sua vez, a estimativa das dormidas no conjunto da hotelaria, no turismo rural e no alojamento local “recorre aos valores registados no Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos” e à “extrapolação de tendências de acordo com a taxa de resposta expectável em cada caso”.