Início noticias Barcelona ‘afasta’ cruzeiros do centro da cidade

Barcelona ‘afasta’ cruzeiros do centro da cidade

A cidade de Barcelona viu recentemente a saída do último navio de cruzeiro que escalou o terminal Barcelona Nord, aquele correspondente ao ‘píer’ mais próximo do World Trade Center Barcelona e do centro da cidade.

A Câmara Municipal e a Autoridade Portuária (APB) dão assim o primeiro passo para concretizar o acordo assinado em 2018 que previa a retirada dos navios de cruzeiros de grandes emissões poluentes das zonas mais próximas do centro da cidade e a recuperação de um grande espaço público.

A ação vai obrigar à transferência de cerca de 340 escalas anuais de navios de cruzeiro e ferries para o cais de Adossat, permitindo a abertura ao público de uma área de lazer de 13.600 metros quadrados, 630 dos quais correspondem à linha do cais. A abertura ao público da futura infraestrutura está prevista para o outono de 2024, quando terminar a Copa América de vela.

De destacar que o navio World Navigator da companhia de navegação portuguesa Mystic Cruises foi o último a fazer escala e a navegar a partir deste terminal. Esse dia foi assinalado pelo presidente do Porto de Barcelona, Lluís Salvadó, como um “dia histórico”.

Refira-se ainda isto é apenas a primeira parte de um projeto que prevê sua conclusão em 2026, quando for encerrado o outro terminal mais próximo da cidade, o Barcelona Sud.

Após o encerramento, ficará concluído o acordo de 2018, que estabeleceu um máximo de sete terminais de cruzeiros na área portuária de Barcelona, todos no cais de Adossat: A, B e C são administrados pela própria APB;  e o D e E pela Carnival Corporation. Os dois últimos, serão construídos pela MSC Cruzeiros e Royal Caribbean.