Início noticias Escolas do Turismo de Portugal garantem sucesso aos seus alunos

Escolas do Turismo de Portugal garantem sucesso aos seus alunos

Dos alunos que completam a formação nas escolas do Turismo de Portugal, 94% conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho ou reforçam a sua formação, de acordo com o estudo de inserção profissional 2022 que analisa anualmente a inserção profissional dos alunos diplomados, até um ano após a conclusão dos cursos.

Segundo essa análise, a taxa de atividade de 94% divide-se em 76% de diplomados que entram no mercado de trabalho, um aumento de 2 p.p. face ao ano anterior, e 18% que optam por continuar e reforçar a formação.

Relativamente ao vínculo contratual, verifica-se que a maioria dos diplomados empregados (86%) encontra-se a desenvolver atividade com contrato de trabalho a termo certo. 8% dos diplomados desenvolvem atividade ao abrigo de estágio profissional e 4% presta serviços por conta própria.

Do total de inquiridos, 6 meses após a formação, dos diplomados empregados, 89% exercem funções no setor do Turismo, em áreas de atividade no canal HORECA – 38% na Hotelaria, 48% na Restauração e 4% na área do Turismo.

Ao olhar para os diferentes cursos, há seis que têm uma taxa de atividade de 100%: Técnico(a) de Restaurante/Bar (100%), Culinary Arts, Food & Beverage, Hospitality Operations Management, Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas e Técnicas de Cozinha/Pastelaria.

No ano letivo de 2021/2022, 769 alunos concluíram a sua formação, tendo obtido o nível 4 e 5 de qualificação, através da conclusão com aproveitamento de cursos de dupla certificação (Nível 4), cursos on-the-job (Nível 4 e 5) e cursos de especialização tecnológica (Nível 5).