Início principal Vila Galé inaugura unidade em Ponta Delgada e está representado em todas...

Vila Galé inaugura unidade em Ponta Delgada e está representado em todas as regiões do País

A partir de agora a cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, conta com mais uma unidade hoteleira.

Trata-se do Vila Galé Collection S. Miguel, de 4 estrelas, que entrou em operação, em regime de soft opening no passado dia 01 de junho.

Esta unidade hoteleira é mais um marco na história do Grupo Vila Galé uma vez que assinala a entrada do grupo hoteleiro nos Açores, completando assim a sua presença em todas as regiões de Portugal.

Esta unidade temática dedicada à história dos Açores mas também da aviação e das comunidades açorianas, representa um investimento que ronda os 15 milhões de euros, “um gasto mais do que previsto inicialmente devido, nomeadamente, aos custos da construção”, nas palavras do presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

Inaugurado oficialmente no dia 16 de setembro, com a presença da secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, em representação do presidente do Governo Regional dos Açores, e outros convidados, entre os quais a diretora geral do Turismo dos Açores, Rosa Maria Gouveia, o Vila Galé Collection S. Miguel oferece 92 quartos de diferentes tipologias, sendo 27 standards, 16 de luxes, 17 superiores, 8 familiares, 16 suítes júnior, 7 suítes júnior com varanda e 1 suíte master com 66m2 e varanda voltada para o Campo de São Francisco, com capacidade para alojar até 8 pessoas.

Aquando da cerimónia de inauguração do Vila Galé Collection S. Miguel, Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas  dos Açores afirmou que “esta ocasião é um sinal importante não apenas para o turismo desta região, mas também um sinal para a revitalização do nosso património, numa zona nobre da cidade de Ponta Delgada. O investimento na qualificação deste edifício, visando alojamento turístico, é uma extraordinária oportunidade para conferir uma nova vida a um dos mais relevantes ativos da cidade, o nosso campo de São Francisco, um local carregado de história e valor cultural, quer material quer imaterial, que acolhe todos os anos as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as maiores festividades religiosas da região”.

“Não é mais um hotel nos Açores, é um hotel que é a essência dos Açores”, disse por sua vez o presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, aludindo à temática
do hotel.

“Temos de procurar fazer coisas que sejam autênticas, nossas, para nos diferenciarmos, e isso é recuperar património, é dar lugar à cultura portuguesa. Temos de preservar a autenticidade dos nossos centros históricos, porque se transformamos tudo em turismo, perde a graça e deixa de ser interessante”, frisou.

Além das unidades de alojamento, esta unidade hoteleira situada em pleno centro da cidade e dirigida por Natália Oliveira, até então diretora do Vila Galé Collection Braga, complementa-se com dois restaurantes – Versátil e Inevitável -, dois bares – Soul & Blues e Splash -, salas de reuniões que pode ser transformada em três de menor dimensão, claustro com piscina exterior e solário (em breve também uma piscina para crianças), Stasanga Spa & Wellness com piscina interior e o Club Nep para os mais pequenos, para além de outras facilidades como, por exemplo, Wi Fi gratuito.

Nestes primeiros quatro meses de atividade, o hotel tem tido uma boa recetividade por parte dos locais, uma vez que o edifício, histórico, onde está instalado tem enormes ligações com a população local, mas também por muitos turistas continentais que sentem atraídos pela marca Vila Galé e querem conhecer mais uma unidade do Grupo.

“Também de destacar o facto de o hotel já estar a ter uma interessante procura por parte de turistas estrangeiros, nomeadamente italianos, alemães e franceses”, diz a diretora do Vila Galé S. Miguel, acrescentando que também é de registar uma simpática presença, aos pequenos-almoços e jantares, de residentes.

Presentemente e em termos de animação, o Vila Galé Collection S. Miguel está a promover duas noites temáticas, uma dedicada aos Açores (6as feiras) e outra com gastronomia italiana (5as feiras), e ainda um brunch, aos domingos, com bastante aceitação por parte dos micaelenses e não só. No bar há música ao vivo todas as quintas-feiras, entre as 21 e 23 horas.

Luís de Magalhães