Ao longo de seus 8.500 quilômetros de costa, a Türkiye dá as boas-vindas aos entusiastas do turismo de mergulho com uma ampla e emocionante gama de experiências relacionadas à arqueologia subaquática e à natureza. Além disso, as experiências de mergulho nas águas cristalinas do país são acompanhadas das civilizações mais antigas do mundo, da gastronomia única do Egeu e do Mediterrâneo e de excelentes rotas de vinícolas.

Çanakkale: uma jornada submarina épica

O Parque Subaquático Histórico de Gallipoli é um dos principais centros de mergulho do mundo, que permite contemplar sob a água as pegadas das épicas Guerras de Çanakkale. Neste parque de 150 quilômetros quadrados, é possível mergulhar em 14 pontos diferentes e a diferentes profundidades. Na região, você pode contemplar o campo de batalha mais bem preservado do mundo e viajar através de um século de história explorando os naufrágios de vários navios, como o Layter, Arıburnu Barç, Helles Barç ou Bone Barç, entre outros. Destacam-se o navio de carga Lundy e o navio de guerra blindado HMS Majestic. Outro local imperdível para o mergulho é a baía de Saros. Além disso, nesta área, vivem mais de 200 criaturas marinhas, um dos lugares mais intocados do Mar Egeu, que se renova constantemente com suas fortes correntes.

Para uma experiência mais completa, você pode visitar a antiga cidade de Tróia, inscrita na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, e o Museu de Tróia, premiado com os mais prestigiosos prêmios da Europa no campo da museologia. Além disso, Bozcaada e Gökçeada, duas ilhas fascinantes em frente a Çanakkale, onde você pode degustar os sabores da região preparados com azeite de oliva e vinhos autóctones.

Kaş: um dos 10 melhores pontos de mergulho do mundo

Ao se dirigir a Antalya, a pérola da Riviera turca, você encontrará os locais de mergulho mais populares da Türkiye. Quinze pontos de mergulho desta região se destacam por sua fauna subaquática colorida, recifes subaquáticos, áreas rochosas e diversos naufrágios. Kaş oferece aos mergulhadores experiências únicas para a observação de espécies endêmicas e está entre os 10 melhores lugares do mundo para realizar essa atividade.

O centro de mergulho mais famoso da cidade, e até mesmo da região, é conhecido como Canyon. Aqui, você pode explorar o misterioso mundo subaquático, tornando essa atividade uma experiência excepcional. Outra atração é o naufrágio Dimitri Wreck, que está nas profundezas. Outro clássico é o Flying Fish, os restos do bombardeiro italiano Savoia-Marchetti SM79 que foi abatido durante a Segunda Guerra Mundial.

Após mergulhar nas águas de Antalya, outra recomendação é visitar as inúmeras cidades antigas, berço das civilizações carias e lícias, e percorrer as famosas trilhas para caminhadas. Além de Kaş, os visitantes podem desfrutar de outros pontos de mergulho em Kalkan, Kemer e Alanya.

Bodrum: uma experiência no coração do Egeu

Bodrum é outra das rotas imperdíveis do Egeu turco para aqueles que desejam descobrir a riqueza subaquática da Türkiye. A península abriga em suas águas cristalinas numerosas criaturas como peixes, polvos, algas e esponjas do mar. A região também possui 20 pontos de mergulho onde é possível observar restos de naufrágios que podem pertencer a épocas antigas. Os pontos de mergulho mais populares de Bodrum são os recifes Grande e Pequeno, onde se pode mergulhar em suas águas quentes em qualquer época do ano. Esses recifes, separados por apenas 200 metros e cobertos de vida aquática, são de uma beleza admirável. Aqui também é possível visitar o Museu Subaquático de Bodrum, onde são exibidas as principais descobertas da região. Outros locais para mergulhar incluem a ilha de Orak e a caverna de Delikli.

Bodrum é um dos destinos de férias mais importantes do país, por isso a lista de coisas para fazer é extensa. Desfrutar do sol nas belas baías, experimentar a culinária turca nos restaurantes destacados da cidade e visitar vestígios arqueológicos, onde se encontram os restos do Mausoléu de Halicarnasso, tornam este lugar uma das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo”.

Fethiye: um autêntico paraíso subaquático

Fethiye é outro destino favorito para férias de verão devido às suas enseadas, praias premiadas e vistas deslumbrantes, e abriga um dos melhores locais de mergulho da Türkiye: Aquarium Bay. Esta baía, que recebe seu nome pela clareza de suas águas, é um local de mergulho ideal tanto para mergulhadores experientes quanto para iniciantes. Declarada uma área protegida nos últimos anos, também é perfeita para mergulho noturno. Conhecida por sua diversidade de vida subaquática, aqui é possível contemplar as criaturas que habitam suas profundezas.

Outra área de mergulho popular em Fethiye é Afkule, que possui arcos cobertos de corais no fundo do mar, galerias misteriosas, declives cada vez mais profundos, inúmeras cavernas subaquáticas, diferentes espécies de peixes e plantas marinhas. Essa região abriga muitos atrativos para visitar, como Ölüdeniz, famosa por sua praia, ou o Vale das Borboletas, lar de mais de 80 espécies de borboletas. Além disso, as tartarugas Caretta Caretta podem ser frequentemente observadas nesta região.