O Programa de Aceleração Digital europeu TOURBIT é apoiado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo e ao longo de 10 meses, vai acompanhar 62 Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor do turismo a atuar na transformação digital.

Este ano foram reunidas 232 inscrições, sendo 12% de empresas nacionais, e as PME eleitas vão receber um subsídio de até 9 mil euros, bem como serão suportadas com mentoria durante a implementação. Nove PME portuguesas foram escolhidas como beneficiárias recebendo, no seu total, 72 mil euros.

Recorde-se que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, faz parte das oito organizações que integram o Programa de Aceleração Digital TOURBIT que, durante 10 meses, tem o propósito de apoiar financeiramente mais de 60 PME especializadas na transformação digital do setor do turismo e capacitar a robustez da implementação das suas soluções, rumo à digitalização e inovação deste setor pilar da economia portuguesa e europeia.

Os beneficiários do programa receberão apoio financeiro – 8 mil euros para PME localizadas na Catalunha, Portugal e Eslovénia e 9 mil euros para PME localizadas em França, Bélgica, Islândia e Lapónia – para implementar os seus projetos de digitalização, contando com o apoio de mentores, consultores e/ou fornecedores de tecnologia/inovação que integram o TOURBIT.

O NEST, em parceria com o TOURBIT, anuncia agora os nomes das 62 PME do turismo que irão beneficiar do Programa de Aceleração Digital. De Portugal, as empresas vencedoras atuam, essencialmente, no alojamento (Casa da Avó Genoveva, Casa Velha – Turismo Rural, Casa dos Vales e Landescape – Garden Studios), animação (Azores Boat Adventures, Futurismo Azores Adventures, Travel 4 Experiences by TDO e Turaventur) e mobilidade (Car2U).

Financiado em 75% pelo programa COSME da União Europeia, o projeto TOURBIT foi lançado em janeiro de 2022 com o objetivo de impulsionar a adoção da digitalização e inovação, promovendo a transformação digital do setor do turismo europeu até junho de 2024.

No início de junho de 2023 foi realizado o “TOURBIT Virtual Transnational Matchathon” (TVTM 23), um evento que reuniu mais de 180 participantes e 60 reuniões bilaterais entre PME do setor do turismo e mentores do programa.

Para o outono, está prevista a realização do “Go Digital Skill Programme”, uma série de formações gratuitas através de webinars, e o “Tourism Startup-Scouting Service”, que se concentrará na conexão entre as PME do turismo e o ecossistema, com a divulgação de 40 perfis de startups no Tourbizz e a realização das Innovation & Start-up talks.