Início noticias Centro de Interpretação: a nova atração de Almeida

Centro de Interpretação: a nova atração de Almeida

Em funcionamento desde julho, o Centro de Interpretação da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, está inserido na rota das fortalezas abaluartadas da qual fazem parte também os centros de interpretação de Elvas, Marvão e Valença.

De salientar que, desde a sua inauguração, tem sido o novo atrativo em Almeida, que ambiciona o estatuto de Património da Humanidade.

O processo de candidatura a Património da Humanidade envolve apenas as fortalezas de Almeida, Marvão e Valença, uma vez que Elvas já está classificada como Património da Humanidade.

No novo espaço de visitação em Almeida, instalado junto às Portas de São Francisco, é feita não só uma explicação sobre a fortaleza de Almeida, mas também das outras três que integram a rota, mostrando como são constituídas e onde estão localizadas e ainda é feita a apresentação da rota.

Os quatro municípios pretendem promover e valorizar o património militar dos séculos XVII e XVIII, representado através destes quatro sistemas defensivos mais representativos da linha de fronteira: a Praça-Forte de Almeida, a Fortaleza de Marvão, a Fortaleza de Valença, atuais candidatas a Património Mundial (com a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia, e a Cidade-Quartel de Elvas e suas fortificações, a qual está classificada pela UNESCO desde 2012.