Os viajantes internacionais continuam a apostar no sul da Europa para aproveitar o verão e consideram 2023 como o grande ano de reabertura do turismo. Notícias que são deixa de ser boas para o setor hoteleiro.
De acordo com dados do World Hotel Index da SiteMinder, a principal plataforma de negociação de hotéis abertos do mundo, as reservas internacionais dominam em todos os países mais próximos.
Em Portugal, 81,76% das reservas hoteleiras até o momento vêm de estrangeiros, o que nos coloca atrás da Itália (84,39% de reservas internacionais), mas na frente da França e de Espanha.
O setor hoteleiro enfrenta agosto com dados excecionais sobre reservas de hotéis, que crescem 16% em relação aos números de 2019. É o melhor número dos últimos cinco anos, com mais cinco pontos do que no ano passado e muito superior ao aumento médio de 5,6% nos 40 países analisados pela SiteMinder.
O crescimento das reservas continua a acontecer apesar do aumento da inflação e das taxas hoteleiras, sendo beneficiado pela instabilidade no Leste Europeu, o que leva à conclusão de que o sul da Europa em geral e Portugal em particular têm uma oferta de destinos e atividades para todos os gostos e bolsos.