Conforme amplamente divulgado, para o período da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Governo português decidiu reintroduzir temporariamente controlos fronteiriços nas fronteiras internas portuguesas.
Durante o período em causa haverá um maior cuidado no controlo da documentação dos passageiros, designadamente no que respeita à posse de documentos de viagem válidos, bem como, no caso de menores de idade, da autorização dos titulares das responsabilidades parentais para viajar.
A resolução está em vigor até às 00:00 horas do dia 7 de agosto de 2023 e aplica-se para todos os voos, sejam eles fora ou dentro do espaço Schengen.
Acresce ainda que os trabalhadores da Portway entregaram um pré-aviso de greve, a todo o trabalho suplementar a partir de 19 de julho e por tempo indeterminado; sendo que nos dias 30 e 31 de julho e 05 e 06 de agosto haverá greve total, existindo uma maior probabilidade de incidência de atrasos, em bagagens de porão.
Estão igualmente previstas inúmeras restrições de circulação, nomeadamente na zona circundante ao aeroporto de Lisboa, pelo que poderão ocorrer demoras adicionais no trânsito de/para o aeroporto.
Pelas razões acima expostas, aliado ao tradicional período de férias nestas datas, pode levar a que os passageiros com voos marcados nestes dias demorem mais tempo a completar todo o processo anterior ao embarque, seja na chegada ao aeroporto, controle de segurança aeroportuário e controle fronteiriço SEF (no caso de voos para fora do espaço Schengen), principalmente quando acompanhados de menores de idade.
Assim, os operadores turísticos portugueses pedem para que as agências de viagens alertem todos os clientes quanto à necessidade de comparecer no aeroporto com antecedência superior à normalmente recomendada (3 horas antes da hora de embarque), sendo ainda aconselhável que, após o check-in, os passageiros se desloquem de imediato para a zona das salas de embarque, evitando problemas e atrasos no acesso às mesmas.