A startup portuguesa FlyFair, a nova plataforma de apoio aos direitos dos passageiros aéreos, prevê constrangimentos nos voos durante os próximos dias e lança plataforma de apoio aos direitos dos passageiros e pretende ajudar os passageiros a reclamarem indemnizações junto das companhias aéreas.
Além das greves no controlo de tráfego aéreo por toda a Europa e outras paralisações no setor de aviação, em particular no Aeroporto de Lisboa, junta-se ainda a entrada de mais de um milhão de jovens para assistirem às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que têm lugar de 01 a 06 de agosto.
Para o CEO da FlyFair, perturbações são esperadas durante os próximos dias e, por isso, aconselha.
Se for viajar de avião, saiba que de acordo com o Regulamento CE 261/2004 que regula os voos na União Europeia, quando um voo é cancelado, atrasado mais de 3 horas, ou o embarque lhe seja recusado por motivos intrínsecos à companhia aérea, além do reembolso do bilhete e do direito a assistência (que inclui alimentação, alojamento, transfere e comunicações), tem direito a pedir uma indemnização de 250 a 600 euros, valor que varia conforme a origem e o destino da sua viagem.
Nesse sentido, a FlyFair tem o objetivo de simplificar a vida dos passageiros, tratando de todo o processo burocrático de garantir a sua indemnização que, por vezes, pode demorar largos meses até à sua resolução.