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Gerações de Turismo e Hotelaria sem Conflitos (Parte IV)

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Gerações de Turismo e Hotelaria sem Conflitos (Parte IV)

Parte IV – Geração Z——————————–

Se a banca foi um sector que se destacou na uniformização de sistemas e automatização de processos, o da hotelaria e o da aviação merecem igual destaque. Surgiram muitas ‘software houses’ que desenvolveram programas de gestão de negócios hoteleiros, sob a orientação de conceituados profissionais de hotelaria e de viagens, aviação, etc.

Livro de Recepção, Quadro de Recepção, Secção de Diários, Plannings de Reservas, Máquinas de Facturação foram substituídas por computador que fornecia os outputs com muito maior celeridade, rigor, em espaço mais reduzido e sem a necessidade de grandes recursos humanos.

Na década de noventa, a Internet invade empresas e pessoas do mundo inteiro.

Rapidamente o e-mail destronou o Fax e deu o tiro de misericórdia no Telex.

Em 1995 é criado o MIRC com a finalidade de ser um programa chat onde é possível conversar com milhões de pessoas em diferentes partes do mundo.

Oportunidade de ouro para estabelecer contacto com outras civilizações que as empresas aproveitaram para adoptarem diferentes estratégias de marketing.

Plataformas de comércio electrónico vulgarizaram-se, salientando-se as OTA’s (online travel agencies).

À forfait é um produto assim designado no passado, construído por Operadores ou Grossistas. Agora é o viajante que o constrói à sua medida, sem quase necessitar de sair da mesma plataforma.

É estabelecido o acordo ortográfico entre os países da lusofonia, mas que nem todos adoptaram. Pessoalmente não concordo e não o aplico, porque entendo que a etimologia da palavra é a raiz que sustenta a nossa cultura. É normal que muitas pessoas que estudaram latim não respeitem o AO.

Com o surgimento das redes sociais, entra-se na fase do marketing relacional. As empresas procuram que os potenciais consumidores se identifiquem com os seus valores, a sua marca e seus objectivos.

A exemplo dos voos charter, são fundadas companhias de voos low cost que oferecem tarifas especiais tendo em conta vários parâmetros: antecedência da reserva, destino, datas. Nunca foi tão fácil e tão barato viajar.

O mercado influencia as decisões de gestão de empresas.

Capacetes e óculos de realidade virtual permitem ao turista conhecer o destino antes de adquirir as férias.

Em 2014 os países europeus adoptaram o ERASMUS, programa que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. São milhares de estudantes que anualmente circulam além-fronteiras, adquirem novos conhecimentos, fazem amizades, estabelecem relações, encontram oportunidades para a vida.

Luís Gonçalves

Nota: Trata-se de opinião baseada em percepções, cuja grafia é da primeira geração
Tendo como premissa que a hotelaria existe porque existem turistas que usufruem dos serviços hoteleiros, nunca houve nem haverá qualquer conflito de gerações: nem na hotelaria nem no turismo.
O que acontece é que ocorrem fenómenos dinâmicos, que potenciam a adopção de tecnologias e procedimentos na adaptação comum do binómio oferta-procura.

Próximo artigo: As possíveis adaptações de espaços e serviços