A companhia aérea irlandesa debaixo custo Ryanair obteve um lucro líquido de 663 milhões de euros no primeiro trimestre do seu ano fiscal (abril-junho). Ou seja, mais 290% do que no mesmo período de 2022. O aumento dos lucros, segundo a empresa, deve-se ao grande aumento da atividade durante a Semana Santa e às festividades da coroação do rei Carlos III no Reino Unido, em maio passado.
A companhia aérea informou que transportou 50,4 milhões de passageiros entre abril e junho, mais 11% do que em período homólogo, enquanto o ‘load factor’, que mede a percentagem de lugares ocupados em cada voo, subiu três pontos percentuais, para 95%.
Da mesma forma, a Ryanair elevou as suas receitas para 3.650 milhões de euros, 40% mais do que no primeiro trimestre deste ano fiscal, que terminou a 31 de março.
Neste sentido, as receitas por passageiro aumentaram 27% no mesmo período, depois de a tarifa média ter encarecido 42%, até aos 49 euros, e de as receitas acessórias – como o embarque prioritário ou o consumo a bordo – cresceram 4%.
Pelo contrário, os custos da companhia aérea subiram 23%, para 2.940 milhões de euros, devido, sobretudo, ao preço do combustível e ao aumento dos custos com pessoal e das taxas das operações de controlo de tráfego.
No entanto, a Ryanair adiantou que tem as suas necessidades de combustível cobertas pois adquiriu 85% antecipadamente para este ano, ao preço de 89 dólares o barril.
O presidente executivo da empresa, Michael O’Leary, acrescentou no comunicado agora divulgado que espera atingir um tráfego de passageiros de aproximadamente 183,5 milhões de pessoas até março do próximo ano, mais 9%, embora estimativas anteriores o situassem nos 185 milhões.
No entanto, acrescentou o CEO da Ryanair, a companhia aérea pode ficar aquém das expectativas iniciais devido a atrasos na entrega de aeronaves por parte da fabricante norte-americana Boeing na primavera e outono de 2023.