Em maio passado, o Porto e Norte registou cerca de 1,2 milhões de dormidas, o que significa um aumento de 15,3% face ao mesmo mês de 2022.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua página na Internet, destaca que, em maio de 2023, a região do Porto e Norte cresceu em todos os indicadores face ao mesmo mês de 2019 e 2022, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional em termos de crescimento do número de dormidas. Para além disso, foi a região preferida dos portugueses no referido mês.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte (TPNP), explicou que “estes resultados, e a crescente atenção dos mercados internacionais, que não só se traduzem em crescimento em números, mas também indicam crescimento em valor, vão permitir-nos retomar um caminho de consolidação do Porto e Norte nos mercados de longo curso e em segmentos que procuram maiores receitas. que nos trazem mais permanência no destino, melhor distribuição dos fluxos turísticos e, também, atenuação da sazonalidade”.