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Moda, consciência, ou imperativo do negócio?

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Já ouvi pessoas afirmarem que a sustentabilidade, inclusive no setor do turismo, é apenas uma moda passageira. Outros vão além e dizem que é apenas um negócio inventado para alguns poucos ganharem dinheiro. No entanto, há aqueles, nos quais me incluo, que veem a sustentabilidade como uma questão de consciência, mas não apenas incidindo na questão de sobrevivência da vida na Terra, algo que parece ter pouca importância para as duas primeiras categorias citadas, mas também de sobrevivência do próprio negócio do turismo, que também desenvolvo através de um alojamento em espaço rural (a propósito, já certificado).

Os clientes estão a tornar-se cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade. É claro que continuaremos a atrair visitantes porque somos um destino fantástico, com uma ótima relação preço/qualidade, uma enorme diversidade na oferta, um clima, gastronomia, uma história fascinante e paisagens deslumbrantes. No entanto, já existem turistas que não nos perdoam se não demonstrarmos comportamentos e práticas sustentáveis. E são esses turistas que estão em crescimento, ao contrário dos outros. Pode não ser imediato, seguramente que não é já, mas acontecerá, acredito que mais cedo do que tarde, porque a nossa concorrência também não está parada. Isto sem mencionar o turismo de negócios, os congressos e convenções que simplesmente deixarão de considerar destinos que não sejam sustentáveis.

Seja qual for a opinião de cada um, hoje é inegável que o turismo, assim como muitas outras atividades, ou se adapta ou morre. Foi assim com o advento da Internet, e é assim com a sustentabilidade. Quantos se lembram do bicho-papão que constituiu a Internet no negócio turístico? E quantos se dão conta que o Turismo foi das áreas que mais aproveitaram, e aproveitam ainda, a conetividade e o conhecimento que a Internet oferece? Esta necessidade de os negócios se adaptarem para sobreviver e se desenvolver é inultrapassável. É por pensar dessa forma e por ter percebido que ainda existem muitos empresários e gestores resistentes à mudança que decidi, juntamente com um amigo que compartilha destas preocupações, criar o que chamamos de “Fórum da Sustentabilidade”.

O nosso objetivo é simples: promover o conhecimento sobre este tema. Não nos consideramos detentores absolutos do conhecimento, embora tenhamos dedicado e continuemos a dedicar uma parte considerável do nosso tempo ao estudo e pesquisa sobre a sustentabilidade neste e noutros setores. Contamos com a ajuda de especialistas e, o que é igualmente importante, dos próprios membros do fórum. Sim, todos nós, seja nas nossas vidas pessoais como profissionais, temos exemplos, ideias e experiências que são importantes compartilhar. Por isso definimos o Fórum como, acima de tudo, um espaço de partilha de conhecimento.

Em pouquíssimos meses de atividade, e sem quaisquer apoios a não ser a amizade de muitos, já realizamos reuniões dedicadas ao tema do alojamento sustentável na perspetiva do agente de viagens, às emissões de carbono nas viagens e no turismo e como calculá-las, aos direitos humanos no turismo (sim, mesmo no nosso país, existem questões que muitas vezes passam despercebidas ou que alguns preferem ignorar) e também ao impacto do plástico no turismo e como evitá-lo. Estas discussões nunca são estéreis. Os convidados que temos recebido são especialistas reconhecidos nas suas áreas, dispostos a compartilhar seus conhecimentos e aprender com todos os participantes. E, é claro, todos os participantes são livres para questionar o que desejarem sobre os assuntos em discussão.

Isto é apenas o começo. Começamos com muitos coordenadores de sustentabilidade de agências de viagens que estão em processo de certificação. Firmámos uma parceria com a APAVT para facilitar a adesão dos seus associados, e estamos abertos a outras parcerias com associações, empresários, gestores e profissionais do turismo, seja da hotelaria, da restauração, do rent-a-car ou da animação turística. Não desejamos mais do que oferecer uma pequena contribuição para tornar Portugal um destino mais sustentável, onde possamos continuar a atrair turistas de todos os lugares, mesmo que sejam mais exigentes connosco. É um sonho que se está a tornar realidade, e agradecemos a todas as ajudas recebidas, incluindo a da imprensa especializada, como é o caso do Opção Turismo.

Não, não é uma moda, não é um negócio, mas é a sobrevivência do nosso turismo.

Rita Montez