A campanha de 2023 do Comboio Histórico do Douro já começou.
Com três viagens previstas por semana, podendo estender-se até um total de 55 viagens e terminar apenas em novembro, disse Pedro Moreira, presidente da CP, explicando que o número de viagens será aumentado comparativamente aos anos anteriores. Ou seja, em vez de duas viagens por semana, ao sábado e ao domingo, o comboio vai passar a fazer três viagens regulares por semana nesta época de 2023. Esta viagem será feita à quarta-feira.
O comboio percorre o Património Mundial da UNESCO entre as estações do Peso da Régua e a do Tua, com paragem na vila do Pinhão.
A composição é formada por uma locomotiva a vapor, construída em 1925, e cinco carruagens de madeira, do início do século XX, com 254 lugares.
Na altura da inauguração, o presidente da CP – Comboios de Portugal disse que a empresa está a reformular os serviços de turismo, especificando que, no caso da Linha do Douro, foi feita uma parceria com os municípios do Peso da Régua, Alijó e Carrazeda de Ansiães.
No Pinhão, os turistas podem observar os painéis de azulejos da estação, que retratam a paisagem e a vida dos durienses, e o abastecimento de água à locomotiva quase centenária. A locomotiva faz, depois, as manobras de inversão na estação do Tua.
Recorde-se que o programa do Comboio Histórico na Linha do Douro arrancou no final da década de 1990.