A eDreams ODIGEO mostrou a sua satisfação com a implementação do Artigo 10 do Regulamento dos Direitos dos Passageiros Ferroviários em toda a União Europeia, que entrou em vigor no dia 7 deste mês e que permite aos retalhistas independentes venderem bilhetes ferroviários.
Devido à concretização deste regulamento, as agências de viagens online vão poder sugerir aos seus clientes opções de transporte intermodal mais sustentáveis, criando assim um ecossistema de transporte mais inteligente na UE.
O Artigo aprovado exige que as empresas ferroviárias dominantes ou públicas tornem as informações e os dados de viagens dinâmicos e em tempo real acessíveis aos vendedores independentes de bilhetes, e permitam que os agentes vendam estes produtos sem restrições ou sanções injustas.
Estes regulamentos vão tornar mais fácil para os viajantes comparar diferentes meios de transportes, apoiando a escolha do cliente e a concorrência, e melhorando assim a rentabilidade e a conveniência de viajar na UE.
No entanto, o Artigo 10 será também fundamental para apoiar as ambições sustentáveis da Europa, particularmente o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, permitindo que os clientes façam escolhas mais respeitosas para com o ambiente ao comparar e combinar diferentes meios de transporte.