O Congresso de 2025 da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vai realizar-se em Macau, foi hoje (30 de junho) anunciado oficialmente pela associação numa cerimónia na 11ª Exposição Internacional de Viagens de Macau. Considerado o principal fórum anual do sector do turismo português, o congresso deverá constituir uma oportunidade para dar a conhecer as novas ofertas turismo de Macau e contribuir para a diversificação dos mercados emissores de visitantes.
A cerimónia de anúncio contou com a presença do secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, Lei Wai Nong, do diretor de Marketing Comercial do Turismo de Portugal, Miguel Moraes, do presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, da chefe de gabinete do secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, Ku Mei Leng, e da diretora da Direção dos Serviços de Turismo (DST), Maria Helena de Senna Fernandes, entre outros.
No discurso proferido na ocasião, a directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, referiu que “na sequência do sucesso da mega promoção turística de Macau em Lisboa, durante a visita oficial do Chefe do Executivo da RAEM a Portugal em abril, estamos a tomar medidas arrojadas para reforçar as nossas relações turísticas após a pandemia. Estamos satisfeitos por ver a maior participação de sempre de Portugal na Travel Expo deste ano e a perspetiva de acolher centenas de profissionais do turismo portugueses no congresso dá um enorme impulso ao nosso trabalho de colaboração para aumentar os fluxos de visitantes.”
Por seu lado, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, disse que «o congresso de 2025 trará uma série de números muito felizes.
“Será o nosso 50º congresso. Realizar-se-á no ano em que a APAVT comemora 75 anos. Além disso, fará de Macau a cidade que mais vezes acolheu o nosso congresso – seis vezes no total, numa história de 50 anos do evento. Apreciamos o extraordinário apoio da DST e a sua capacidade de realização, pelo que estamos totalmente confiantes quanto aos preparativos logísticos em Macau.”
Congresso trará centenas de profissionais portugueses do sector do turismo a Macau.
A Exposição Internacional de Turismo de Macau (MITE) deste ano, que decorre até domingo, conta com uma participação mais forte de Portugal.
O Turismo de Portugal tem pela primeira vez um Pavilhão de Portugal, há também a estreia de um Pavilhão da Madeira, enquanto Santa Maria da Feira faz parte do Showcase da Cidade da Gastronomia.
A APAVT regressou também à Travel Expo com uma delegação de cerca de 20 pessoas, que inclui também meios de comunicação do sector das viagens e turismo.