Início noticias Quer ir de férias nas calmas? Então faça isto

Quer ir de férias nas calmas? Então faça isto

0

O Verão está quase aí e, com ele, vêm (finalmente) as merecidas férias de descanso. Com o trabalho remoto, nem todos os profissionais – principalmente os que trabalham a partir de casa – podem sentir que estão realmente de férias.

Uma coisa é certa, por muitas justificações que sejam dadas. É certo que o trabalhar em casa deu muito jeito não só às empresas como aos trabalhadores.

Mas o trabalho remoto tornou-se, por assim dizer, um vício/hábito. Então, se é o seu caso, como ir realmente de férias trabalhando em casa? Ou seja, se tem dificuldade em desligar do trabalho enquanto está de férias, a Harvard Business Review deixa estão cinco coisas a fazer com antecedência para proteger o seu precioso descanso.

Defina um plano. Prepare um documento a descrever como o seu trabalho será feito na sua ausência, quais os temas urgentes, os pendentes, a aguardar resposta, etc. Quem é o contacto de emergência para cada problema que possa surgir? Quem vai gerir os projectos em curso?

Bloqueie o seu calendário. Assim, o seu gestor, colegas e clientes vão saber, sem margem para esquecimentos, que está ausente (out of office) sempre que tentarem enviar-lhe um email ou convite para uma reunião.

Envie pré-avisos para reuniões pendentes. Não recuse reuniões pendentes apenas na semana das suas férias. Envie e-mails para que os organizadores dessas reuniões saibam que não poderá participar, e pergunte se há algo que precisam que prepare antes de se ausentar.

Otimize a sua mensagem Out Of Office. Informe que estará sem acesso a emails até a data de regresso. Inclua um contacto interno para emergências e outro para outras questões importantes, mas não urgentes.

Envie um lembrete final. Na semana anterior às suas férias, volte a lembrar todos os seus colegas que estará de férias a partir do dia x, regressando ao escritório no dia y.