A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) lançou recentemente a Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal, que conta com 43 aderentes e divide-se em nove roteiros, proporcionando mais de 50 experiências.
A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal é uma oferta turística sustentável e identitária, tendo como produto âncora, os queijos DOP do Centro (Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal).
Desde vestir a pele de pastores e acompanhar os rebanhos, à ordenha, passando por ‘workshops’ de confeção de queijos, visitas às queijarias, provas de degustação, a experiências gastronómicas, há um conjunto de propostas únicas e distintivas, que permitem mergulhar nas entranhas dos territórios e perceber o porquê destes queijos com DOP serem únicos.
Este projeto pretende comunicar de forma estruturada e em rede, por forma a ganhar escala e alcançar melhores resultados na captação de novos fluxos turísticos.
Tem ainda como objetivo contribuir para melhorar a atratividade do destino, estimulando a economia local e sendo uma oportunidade para o desenvolvimento de território de baixa densidade.