Início noticias BTL regressa à FIL de 28 de fevereiro a 3 de março...

BTL regressa à FIL de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024

A Bolsa de Turismo de Lisboa está de volta à Feira Internacional de Lisboa de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024. 

O anúncio foi feito durante a Entrega de Prémios e a Apresentação da BTL 2024, um evento que reuniu novamente os profissionais, ‘stakeholders’ e ‘opinion makers’ de um dos sectores com maior crescimento na economia portuguesa: o Turismo.

Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, entidade organizadora da BTL, afirmou no início do evento que “a BTL 2024 continuará a ser o reflexo do vosso trabalho e a plataforma que permite alavancar os vossos negócios e o crescimento sustentado do sector do turismo.”

Reforçar a representatividade dos diferentes sectores da oferta nacional continua a ser um dos objetivos da BTL que este ano aposta num novo segmento – o turismo religioso, resultante da parceria com a Câmara Municipal de Ourém e com a Aciso, e que tem como objetivo potenciar a oferta religiosa no âmbito da espiritualidade com abrangência nacional e ambição de projeção internacional.

O sucesso do programa de Hosted Buyers foi também um dos destaques do evento. Realizado em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP. Este programa que promove a realização de negócios B2B, contou com a participação de 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores e mais de 2000 reuniões agendadas com 235 empresas. Este programa reforçou mais uma vez a qualidade e a representatividade dos diversos segmentos do sector do turismo e abriu portas à qualificação dos buyers para a compra do destino Portugal.

No que diz respeito à formação, a missão passa pela introdução de novas dinâmicas da Bolsa de Empregabilidade da BTL. Trata-se de um modelo mais funcional que aumente o leque de soluções na área da formação e na identificação de RH para as empresas do sector, contribuindo para minimizar a grave carência de recursos qualificados.

Entre as novidades da BTL foi anunciado, também, o Município Convidado e a Região de Turismo Convidada, respetivamente, Coimbra e os Açores.

No evento foram, ainda, conhecidos os vencedores dos prémios BTL 2023.

Para além dos Stands da BTL 2023 premiados, foram ainda atribuídos os prémios “Personalidade BTL”, uma nova categoria, que distinguiu profissionais do sector do turismo que cessaram as suas actuais funções e cujo percurso profissional tenha contribuído de forma notável para o desenvolvimento desta indústria.