A Arábia Saudita continua a promover a sua abertura ao turismo e à expansão aérea internacional, como parte da estratégia ‘Saudi Vision 2030’, que visa reduzir a sua dependência da indústria petrolífera e diversificar a sua economia. Recorde-se que o anúncio da criação de uma nova companhia aérea nacional, a Riyadh Air, em março passado. Agora, o país árabe apresenta o design e as características desta nova empresa, que complementará a operação da Saudia, a antiga Saudi Arabian Airlines.
A nova companhia aérea de bandeira, detida pelo fundo soberano saudita PIF – Fundo de Investimento Público -, pretende transformar a capital do país, Riad, em “uma porta de entrada para o mundo e um destino global para transportes, comércio e turismo”, segundo um comunicado.
O objetivo da Riyadh Air é conetar a Arábia Saudita com mais de 100 destinos em todo o mundo, além de transportar 330 milhões de passageiros e atrair 100 milhões de visitas até 2030.
A empresa é presidida pelo governador do PIF, Yassir Al-Rumayyan, e liderada pelo ex-CEO da Emirati Emihad Airways, Tony Douglas. Al-Rumayyan destacou que a determinação da Riyadh Air é “expandir significativamente a conectividade da Arábia Saudita com o mundo”, um comunicado endossado por Douglas, que afirmou que o objetivo é “posicionar a companhia aérea como um conector global e um veículo para impulsionar o turismo e as viagens de negócios para o país”.
A companhia aérea, em março último, fez um pedido de compra de 72 aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner para começar o que será sua frota. O pedido consiste, numa primeira fase de 39 aeronaves confirmadas, além de outra futura de 33.
No passado dia 12, aconteceu a apresentação da imagem da Riyadh Air no Aeroporto King Khalid, em Riad, com a presença de um dos novos Dreamliners com as cores da marca.
No entanto, sua apresentação internacional acontecerá hoje, dia 19 de junho, no 54º Paris Air Show (França).