A Ryanair assinalou a decisão do Tribunal Provincial de Barcelona que lhe dá a razão na sua luta contra as agências de viagens online (OTA na sigla em inglês), depois de as ter acusado de fazer cobranças injustificadas aos seus clientes e bloquear reembolsos aos mesmos.
“Os tribunais determinaram que é prática comum as OTA’s cobrarem mais aos clientes aplicando taxas de ‘serviço’ e que algumas frustram as comunicações diretas da Ryanair com os passageiros e bloqueiam reembolsos por não fornecerem os dados corretos”, informou a empresa em um comunicado.
Tudo começou com uma queixa-crime da Associação Empresarial de Agências de Viagens Especializadas (ACAVe) contra a low cost irlandesa por difamação e calúnia, a qual foi rejeitada por um tribunal de instrução em Barcelona. Posteriormente, em abril passado, a entidade patronal interpôs recurso desta decisão para o Tribunal Provincial, mas o tribunal decidiu rejeitá-la novamente, considerando que as declarações da Ryanair são verdadeiras e são apoiadas por inúmeras provas documentais.
“Congratulamo-nos com esta decisão do Tribunal que mantém definitivamente o direito da Ryanair de aumentar a sensibilização para os danos que as OTA’s causam à imagem da Ryanair e aos clientes da companhia, cobrando-os em excesso”, disse a porta-voz da Ryanair, Dara Brady.