O acesso à Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, vai passar a fazer-se, a partir de amanhã, quinta-feira (15), através de um serviço de transporte ‘shuttle’, anunciou Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
O ‘shuttle’ fará o acesso aos pontos de interesse turístico da Reserva Natural da Lagoa do Fogo, num sistema gratuito para os cidadãos residentes na Região Autónoma dos Açores, e com um preço de cinco euros para não residentes.
“Esta é a primeira vez que nos Açores vai existir um serviço desta natureza e estamos confiantes nos seus bons resultados, pois tem a finalidade de responder ao desenvolvimento do setor do turismo, ordenar a circulação e melhorar a experiência turística, em respeito por um dos nossos maiores ativos naturais”, afirmou Berta Cabral, aquando da assinatura do contrato com a empresa Atlanticoenergy.
O sistema estará programado para cobrir um trajeto de cerca de 14 km, de acordo com dois itinerários, com seis pontos de paragem turística no percurso, os quais ligam a Caldeira Velha, na Ribeira Grande, ao parque de merendas dos Remédios, na Lagoa, junto à Casa da Água.
Os autocarros farão uma paragem em todos os pontos já referidos, sendo o serviço assegurado entre as 09h00 e as 19h00, todos os dias da semana, incluindo feriados nacionais, regionais ou municipais.
A aquisição de bilhetes poderá ser realizada através de um sistema de bilhética online, disponível em https://lagoadofogo.pt/, mas também estará disponível em empreendimentos turísticos da ilha de São Miguel que adiram ao sistema.
Com a implementação do ‘suttle’, a circulação na estrada entre a Caldeira Velha (Ribeira Grande) e a Casa da Água (Lagoa) ficará restringida a carros rent-a-car, mas livre a todos os restantes veículos.
O objetivo é que esses veículos alugados estacionem nos parques de estacionamento existentes na zona e que os passageiros usem o ‘shuttle’ para chegar à Lagoa do Fogo.